Enraizamento de Perfilhos de Pupunheira (Bactris gasipaes)
Palavras-chave:
Palmaceae, propagação vegetativa, progênies, substratoResumo
Objetivou-se, neste trabalho, aprimorar a técnica de manejo e preparo dos perfilhos e verificar o efeito de progênies e substratos no enraizamento de perfilhos de pupunheira (Bactris gasipaes Kunth. var. gasipaes Henderson). As médias de sobrevivência variaram entre 26,6 % e 60 %, e as de enraizamento de 3,3 % a 10 %. As médias de sobrevivência de progênies variaram de 16,6 % a 26,6 % e as de enraizamento de 10 % a 16,6 %. O modo de extração, a presença de raízes e base intumescida, a presença da base do perfilho e do tecido rizógeno influenciam na taxa de enraizamento dos perfilhos.
Doi: 10.4336/2009.pfb.58.69
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.