Eficiência nutricional de espécies arbóreas em função da fertilização fosfatada
DOI:
https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.73.392Palavras-chave:
Nutrição florestal, Fertilização florestal, Espécies nativasResumo
Estudos sobre fertilização e nutrição florestal de espécies nativas e exóticas fornecem subsídios para programas de manejo para recuperação de áreas degradadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de biomassa e a eficiência nutricional de plântulas das espécies arbóreas Swietenia macrophylla (mogno), Mimosa caesalpiniaefolia (sabiá), Cedrela fissilis (cedro-rosa) e Toona ciliata (cedroaustraliano), em resposta à fertilização fosfatada em dois níveis de calagem. Constatouse que as espécies responderam de maneira distinta à aplicação de P. O sabiá apresentou maior produção de matéria seca total e maior eficiência na utilização de P em solos com baixos teores deste elemento e foi mais responsivo à adição do fertilizante fosfatado. O mogno apresentou maior eficiência na translocação e na aquisição de P e maior relação parte aérea/raiz. As doses de P adicionadas para atingir 90% da máxima produção de matéria seca variaram de acordo com a espécie.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.