Isolamento de DNA genômico de indivíduo de nematoide parasita de insetos: estudo de caso de Deladenus

Guilherme Schnell e Schuhli, Susete do Rocio Chiarello Penteado, Daiane Rigoni Kestring, Gisleine Jarenko Steil, Micheli Cristina Thomas

Resumo


Estudos populacionais envolvem a extração de DNA de um único indivíduo para permitir a genotipagem. No caso de alguns nematoides parasíticos, suas dimensões reduzidas e o grande número de indivíduos por infestação tornam a genotipagem difícil. Com o objetivo de desenvolver um protocolo, foram feitos ajustes em métodos já disponíveis, visando melhor ganho em pureza e concentração de DNA genômico. Espécimes foram digeridos em tampão de digestão de verme e submetidos à amplificação por PCR, como prova de conceito. Foi possível a obtenção de boa quantidade e concentração de DNA de indivíduos. A qualidade foi suficiente para garantir o sequenciamento da região ITS1.

Palavras-chave


Extração de DNA; Protocolo; Vespa-da-madeira; Sirex Noctilio

Texto completo:

PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.4336/2012.pfb.32.72.483



Direitos autorais 2012

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

INDEXADORES:

ASP / EbscoAGRISAgrobase / Binagre , BDPACABI DirectCCNDiadorim , DOAJe.journalsForestry CompendiumGenamics JournalSeekGoogle AcadêmicoJournals for freeLatindexLivreMiarOasisbrPeriodicaPortal da CapesRCAAPRoadSabiiaScilitRedib.

 

Pesquisa Florestal Brasileira
Brazilian Journal of Forestry Research

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional