Isolamento de DNA genômico de indivíduo de nematoide parasita de insetos: estudo de caso de Deladenus
DOI:
https://doi.org/10.4336/2012.pfb.32.72.483Palavras-chave:
Extração de DNA, Protocolo, Vespa-da-madeira, Sirex NoctilioResumo
Estudos populacionais envolvem a extração de DNA de um único indivíduo para permitir a genotipagem. No caso de alguns nematoides parasíticos, suas dimensões reduzidas e o grande número de indivíduos por infestação tornam a genotipagem difícil. Com o objetivo de desenvolver um protocolo, foram feitos ajustes em métodos já disponíveis, visando melhor ganho em pureza e concentração de DNA genômico. Espécimes foram digeridos em tampão de digestão de verme e submetidos à amplificação por PCR, como prova de conceito. Foi possível a obtenção de boa quantidade e concentração de DNA de indivíduos. A qualidade foi suficiente para garantir o sequenciamento da região ITS1.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.