O uso do BehavePlus como ferramenta para modelagem do comportamento e efeito do fogo

Autores

  • Benjamin Leonardo Alves White Universidade Federal de Sergipe
  • Genésio Tâmara Ribeiro Universidade Federal de Sergipe
  • Rosemeri Melo Souza Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.73.409

Palavras-chave:

Material combustível, Incêndios florestais, Simulação de risco de incêndio

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a eficiência do software BehavePlus como ferramenta para operações de manejo do fogo em distintas vegetações ao redor do mundo. Para tal, foi realizada uma busca na literatura por trabalhos que utilizaram esta ferramenta, nos quais foram analisados os objetivos do uso, a forma em que foram utilizados, os pontos positivos, negativos e as principais questões discutidas. Através da análise das publicações, percebe-se que, apesar do software ser utilizado por um grande número de pessoas responsáveis pelo manejo do fogo nos Estados Unidos, a maioria dos trabalhos o utiliza como uma ferramenta de pesquisa
e não como uma ferramenta operacional. Em função das dificuldades no processo de construção de modelos customizados e da existência de trabalhos que confirmam que nem sempre os resultados gerados pelo BehavePlus são os observados em campo, recomenda-se a adoção desta ferramenta apenas por pessoas com experiência no manejo do fogo, que são capazes de perceber quando as simulações condizem com a realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benjamin Leonardo Alves White, Universidade Federal de Sergipe

Bacharel em Ciências Biológica e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente ambos pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente aluno do curso de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Rede PRODEMA. Tem experiência na área de Ecologia, Monitoramento Climático e de Incêndios Florestais. Desde 2010 vinculado ao laboratório GEOPLAN da Universidade Federal de Sergipe.

 

Genésio Tâmara Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Sergipe.

Rosemeri Melo Souza, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta do departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe.

Laboratório GEOPLAN

Downloads

Publicado

31-03-2013

Como Citar

WHITE, Benjamin Leonardo Alves; RIBEIRO, Genésio Tâmara; SOUZA, Rosemeri Melo. O uso do BehavePlus como ferramenta para modelagem do comportamento e efeito do fogo. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 33, n. 73, p. 73–83, 2013. DOI: 10.4336/2013.pfb.33.73.409. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/409. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.