Fertilizaçao de liberação lenta no crescimento de mudas de paricá em viveiro

Autores

  • Uberson Boaretto Rossa Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciencias Florestais
  • Alessandro Camargo Angelo Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciencias Florestais
  • Antonio Carlos Nogueira Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciencias Florestais
  • Itamar Antonio Bognola Embrapa Florestas
  • Danielle Janaina Westphalen Pomianoski Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Philipe Ricardo Casemiro Soares Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro Agroveterinário
  • Lizy Tank Sampaio Barros Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciencias Florestais

DOI:

https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.75.429

Palavras-chave:

Schizolobium parahyba var. amazonicum, Qualidade de mudas florestais, Nutrição

Resumo

A utilização da fertilização de liberação lenta (FLL) pode contribuir para a obtenção de mudas de melhor qualidade, diante de um setor habituado à utilização de fertilizantes comerciais. O objetivo desse trabalho foi avaliar doses de FLL no crescimento de mudas de paricá e a comparar o custo na produção do uso de adubo convencional em relação ao custo com FLL. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com seis tratamentos em quatro repetições de 40 plantas, sendo um controle e os demais com adição de diferentes doses de FLL por m³ de substrato utilizado para a produção de mudas. Decorridos 81 dias da semeadura, foram analisadas as variáveis altura total, diâmetro do colo, biomassa fresca da parte aérea, biomassa seca da parte aérea, biomassa seca da raiz, biomassa seca total e dose de máxima eficiência técnica. As mudas de paricá responderam positivamente ao uso do FLL, apresentando melhores padrões nos parâmetros de interesse em doses variando de 8,65 a 12,07 kg m-3 em relação ao controle sem FLL. Os custos de aquisição foram superiores quando comparados à adubação convencional, sendo necessária uma analise econômica e silvicultural para inferir sobre a viabilidade do seu uso na produção e implantação de plantios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Uberson Boaretto Rossa, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciencias Florestais

Professor de Engenharia Agrícola, doutorando em Ciências Florestais.

Alessandro Camargo Angelo, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciencias Florestais

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1994), Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1997) e Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2001). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Paraná. Atua nos seguintes temas: Silvicultura de espécies nativas, Silvicultura de espécies exóticas, Sistemas consorciados de produção (Sistemas agroflorestais e silvipastoris), Recuperacao de áreas degradadas e de matas ciliares. Trabalha como professor e orientador (Mestrado e Doutorado) no Curso de Pós-Graduação em Engenharia Florestal (UFPR), e em cursos de especialização e MBA desta universidade. Atua como tutor do grupo PET (Programa de Educação Tutorial) no curso de Engenharia Florestal da UFPR.

Antonio Carlos Nogueira, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciencias Florestais

Possui graduação pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1978) e doutorado pela Universidade Federal do Paraná (1989). Atualmente é professor Assosiado IV da Universidade Federal do Paraná

Itamar Antonio Bognola, Embrapa Florestas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1986), mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (1995) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2007). É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde janeiro de 1990. É autor do Zoneamento Agroecológico do Estado do Tocantins (Escala 1:500.000). Tem experiência na área de Pedologia.

Danielle Janaina Westphalen Pomianoski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheira Agrônoma (Universidade Federal do Paraná 2001), Mestre em Ciências do Solo (Universidade Federal do Paraná 2004) e Doutoranda em Engenharia Florestal(Universidade Federal do Paraná 2012-2015). Nos últimos 5 anos, atuou com educação a distância, treinamento, formação e capacitação docente para EaD nos cursos de pós graduação em MBA em Gestão Ambiental, Gestão Florestal, Agronegocio e Mudanças Climáticas. Integrou a equipe de desenho e desenvolvimento de materiais educativos para projetos de multimídia, materiais didáticos e objetos de aprendizagem e capacitação docente para o programa de Extensão Universitária do setor de ciências agrárias da Universidade Federal do Paraná- PECCA. Foi coordenadora acadêmica e pedagógica de produção audiovisual -WEB AULAS e material IMPRESSO do Instituto de Capacitação Profissional AgroEchos. Atuou como professora docente nos cursos de Educação Ambiental e Educação a Distancia no SENAC-Paraná e professora técnica no ensino técnico do Estado do Paraná, na disciplina de Técnicas Agrícolas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo

Philipe Ricardo Casemiro Soares, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro Agroveterinário

Possui graduação em Engenharia Florestal e mestrado em Recursos Florestais, com opção em Tecnologia de Produtos florestais, pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo. Doutorando em Engenharia Florestal, com opção em Economia e Política Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

Lizy Tank Sampaio Barros, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciencias Florestais

Atualmente cursa Engenharia Florestal na Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

30-09-2013

Como Citar

ROSSA, Uberson Boaretto; ANGELO, Alessandro Camargo; NOGUEIRA, Antonio Carlos; BOGNOLA, Itamar Antonio; POMIANOSKI, Danielle Janaina Westphalen; SOARES, Philipe Ricardo Casemiro; BARROS, Lizy Tank Sampaio. Fertilizaçao de liberação lenta no crescimento de mudas de paricá em viveiro. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 227–234, 2013. DOI: 10.4336/2013.pfb.33.75.429. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/429. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.