Produção de painéis aglomerados da madeira de desrama de Acacia mangium
DOI:
https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.76.434Palavras-chave:
Aglomerados convencionais, Desrama, Acacia mangium WilldResumo
Esse trabalho teve como objetivo a avaliar a qualidade de painéis aglomerados de madeira de desrama de Acacia mangium Willd, de forma comparativa com painéis de Pinus oocarpa e Eucalyptus grandis. A madeira de A. mangium foi obtida no Sul do estado do Piauí e as amostras de madeira de P. oocarpa e E. grandis foram coletadas em plantios na cidade de Lavras, MG. Para a produção dos painéis foi utilizado 8% de adesivo uréia-formaldeído e 1% de parafina. Os painéis foram prensados a 160 ºC, pressão de 3,92 MPa por 8 minutos. Considerando as propriedades físicas, os painéis de madeira de desrama de A. mangium e P. oocarpa apresentaram os melhores resultados, com destaque para a desrama de A. mangium ., uma vez que apresentou valores de inchamento em espessura inferiores aos exigidos pela norma CS 236-66. De acordo com a mesma norma, apenas E. grandis apresentou resultados acima das exigências para o módulo de elasticidade e todos os materiais apresentaram desempenho superior à s referências normatizadas para o módulo de ruptura. Para tração perpendicular destacaram-se os painéis produzidos com a madeira de desrama de A. mangium e E. grandis, com . valores elevados para essa propriedade mecânica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.