Caracterização morfológica de frutos, sementes, plântulas e germinação de sementes de Casearia decandra

Autores

  • Sérgio Luis Haliski Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciências Florestais
  • Nelson Luiz Cosmo Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciências Florestais
  • Alessandra Mara Gogosz Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciências Florestais
  • Suelen Santos Rego Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciências Florestais
  • Antonio Carlos Nogueira Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciências Florestais
  • Yoshiko Saito Kuniyoshi Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciências Florestais

DOI:

https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.75.451

Palavras-chave:

Salicaceae, Temperatura, Substrato, Florestal

Resumo

Este trabalho tem como objetivos caracterizar morfologicamente os frutos, sementes e o desenvolvimento de plântulas de Casearia decandra, e verificar as melhores temperaturas e substratos para a germinação das sementes. Os frutos foram coletados de 13 matrizes no município de Irati, PR. Foram realizados testes para obter o peso de mil sementes, o número de sementes por quilo e o grau de umidade das sementes. Para testar a influência de diferentes temperaturas e substratos na germinação utilizaram-se quatro temperaturas: 20 ºC, 25 ºC, 30 ºC e 35 ºC e quatro substratos: areia, papel toalha, rolo papel e vermiculita. O fruto é esférico, com pericarpo seco, pouco espesso, com superfície glabra, lisa e amarelo-clara. A semente tem forma elipsóide, tegumento cartáceo, creme e levemente estriado. Possui arilo carnoso e alaranjado, e endosperma carnoso. O embrião é espatulado, verde-claro, com eixo curto e paracotilédones cordiformes. A plântula é do tipo epígea e fanerocotiledonar. Os paracotilédones são opostos, cordiformes, e com margem inteira. Os eofilos são alternos, elípticos e com margem serreada. No epicótilo ocorrem pequenas estípulas axiais. Os melhores resultados de germinação foram obtidos com as temperaturas 20 ºC, 25 ºC e 30 ºC com o substrato rolo de papel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Luis Haliski, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciências Florestais

Engenheiro Florestal formado em 2012, na Universidade Federal do Paraná - UFPR. Monitor de topografia E (2009), colaborador e bolsista permanência do Laboratório de Proteção Florestal (2010-2011), colaborador e bolsista de Iniciação Tecnológica no Laboratório de Genética e Melhoramento Florestal - LAMEF (2011-2013), pesquisa com propagação vegetativa de Pinus taeda L.

Nelson Luiz Cosmo, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciências Florestais

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2005), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Engenharia Florestal pela mesma instituição, na área de Conservação da Natureza. Atualmente exerce função de Eng. Florestal estatutário na Prefeitura Municipal de Curitiba - Setor de Áreas Verdes.

Alessandra Mara Gogosz, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciências Florestais

Possui graduação em Biologia nas Faculdades Integradas Espírita, mestrado em Ciências Biológicas na área de Botânica, na Universidade Federal do Paraná e doutorado em Ecologia e Conservação, na Universidade Federal do Paraná. Atualmente trabalha como professora substituta na UFPR e também é professora da Faculdades Integradas "Espírita".

Suelen Santos Rego, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciências Florestais

Doutora em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2012), Mestre em Engenharia Florestal pela UFPR (2008), na área de Silvicultura e graduada em Biologia nas Faculdades Integradas Espírita (2005). Tem experiência na área de Sementes Florestais, Fisiologia e Morfologia Vegetal.

Antonio Carlos Nogueira, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciências Florestais

Possui graduação pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1978) e doutorado pela Universidade Federal do Paraná (1989). Atualmente é professor Assosiado IV da Universidade Federal do Paraná.

Yoshiko Saito Kuniyoshi, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciências Florestais

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1963) , mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1983) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1993) . Atualmente é Professor senior da Universidade Federal do Paraná e colaborador da cnpq. Tem experiência na área de Ecologia , com ênfase em Ecologia de Ecossistemas.

Downloads

Publicado

30-09-2013

Como Citar

HALISKI, Sérgio Luis; COSMO, Nelson Luiz; GOGOSZ, Alessandra Mara; REGO, Suelen Santos; NOGUEIRA, Antonio Carlos; SAITO KUNIYOSHI, Yoshiko. Caracterização morfológica de frutos, sementes, plântulas e germinação de sementes de Casearia decandra. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 253–259, 2013. DOI: 10.4336/2013.pfb.33.75.451. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/451. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.