Caracterização morfológica de frutos, sementes, plântulas e germinação de sementes de Casearia decandra
DOI:
https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.75.451Palavras-chave:
Salicaceae, Temperatura, Substrato, FlorestalResumo
Este trabalho tem como objetivos caracterizar morfologicamente os frutos, sementes e o desenvolvimento de plântulas de Casearia decandra, e verificar as melhores temperaturas e substratos para a germinação das sementes. Os frutos foram coletados de 13 matrizes no município de Irati, PR. Foram realizados testes para obter o peso de mil sementes, o número de sementes por quilo e o grau de umidade das sementes. Para testar a influência de diferentes temperaturas e substratos na germinação utilizaram-se quatro temperaturas: 20 ºC, 25 ºC, 30 ºC e 35 ºC e quatro substratos: areia, papel toalha, rolo papel e vermiculita. O fruto é esférico, com pericarpo seco, pouco espesso, com superfície glabra, lisa e amarelo-clara. A semente tem forma elipsóide, tegumento cartáceo, creme e levemente estriado. Possui arilo carnoso e alaranjado, e endosperma carnoso. O embrião é espatulado, verde-claro, com eixo curto e paracotilédones cordiformes. A plântula é do tipo epígea e fanerocotiledonar. Os paracotilédones são opostos, cordiformes, e com margem inteira. Os eofilos são alternos, elípticos e com margem serreada. No epicótilo ocorrem pequenas estípulas axiais. Os melhores resultados de germinação foram obtidos com as temperaturas 20 ºC, 25 ºC e 30 ºC com o substrato rolo de papel.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.