Fenologia reprodutiva de espécies arbóreas em área fragmentada de Mata Atlântica em Itaborai, RJ

Autores

  • Juliana Müller Freire Embrapa Agrobiologia
  • Marina Coimbra de Azevedo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Carlos Fernando da Cunha Embrapa Agrobiologia
  • Telmo Félix da Silva Embrapa Agrobiologia
  • Alexander Silva de Resende Embrapa Agrobiologia

DOI:

https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.75.454

Palavras-chave:

Fenologia, Floração, Frutificação, Sementes

Resumo

Estudos fenológicos podem servir de subsídio para ações de colheita de sementes e recuperação de áreas degradadas, contribuindo para a conservação das espécies florestais. Este trabalho teve como objetivo conhecer a época de floração e frutificação de 21 espécies arbóreas nativas em área fragmentada de Mata Atlântica em Itaboraí, RJ. Foram acompanhadas mensalmente 91 matrizes, no período de janeiro a dezembro de 2011. A maior parte das espécies floresceu no final da estação seca e início da chuvosa, tendo sido observada correlação moderada e negativa entre floração e fotoperíodo. Observaram-se dois picos de frutificação: de março a abril para as espécies zoocóricas, e de setembro a outubro para espécies não zoocóricas, com correlação positiva entre precipitação e frutificação de espécies zoocóricas. Foi alta a incidência de patógenos nos frutos, comprometendo a produção de sementes de Machaerium hirtum, Melanoxylon brauna, Machaerium brasiliense e Psidium guineense. Outras espécies apresentaram baixa produção de frutos, como Andira sp., Swartzia oblata, Guarea guidonea e Enterolobium glaziovii. A sincronia de floração e frutificação entre as matrizes foi baixa para a maioria das espécies. A falta de trabalhos de fenologia para a maioria das espécies estudadas (52%) reforça a necessidade de pesquisa para a região de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Müller Freire, Embrapa Agrobiologia

Possui graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com bacharelado em Ecologia (1997). Mestrado (2005) e doutorado (2010) em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é Pesquisadora da Embrapa Agrobiologia, e Coordenadora da Sub-comissão Técnica de Sementes e Mudas florestais do Estado do Rio de Janeiro (ST Florestais/CSM-RJ).

Marina Coimbra de Azevedo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda em Engenharia Florestal

Telmo Félix da Silva, Embrapa Agrobiologia

In memorian

Alexander Silva de Resende, Embrapa Agrobiologia

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. É responsável pela disciplina Recuperação de Áreas Degradadas e e colabora na disciplina Fixação Biológica de Nitrogênio do curso de Pós graduação em Agronomia, Ciência do Solo, da UFRRJ, onde também é Professor orientador de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Também colabora na Pós Graduação em Ciências Ambientais e Florestais da mesma Instituição na qualidade de professor colaborador da disciplina Sistemas Agroflorestais. Neste curso também é co-orientador de mestrado. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação

Downloads

Publicado

30-09-2013

Como Citar

FREIRE, Juliana Müller; DE AZEVEDO, Marina Coimbra; CUNHA, Carlos Fernando da; DA SILVA, Telmo Félix; RESENDE, Alexander Silva de. Fenologia reprodutiva de espécies arbóreas em área fragmentada de Mata Atlântica em Itaborai, RJ. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 243–252, 2013. DOI: 10.4336/2013.pfb.33.75.454. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/454. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.