Sistemas Agroflorestais na Amazônia Brasileira: Análise de 25 Anos de Pesquisas
Palavras-chave:
Amazônia, sistemas agroflorestais, literatura, banco de dadosResumo
A pesquisa agroflorestal na Amazônia começou a ser sistematizada no início dos anos 80 por instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) via suas unidades localizadas na Amazônia, a Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), por meio da Coordenação de Pesquisa em Ciência Agronômicas (CPCA). Avaliar a literatura produzida sobre os Sistemas Agroflorestais (SAFs) na Amazônia pode ajudar a identificar áreas carentes de informações, ou agrupar informações para consolidação de conhecimento. Além disso, também pode contribuir para extrair lições a serem utilizadas no planejamento e execução de políticas públicas. O presente documento analisa a literatura sobre SAFs na Amazônia brasileira, no período de 1980 a 2005. O levantamento bibliográfico realizado levou em conta o acervo documental da Embrapa Amazônia Oriental e a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPAWeb), baseada na expressão de busca [*amazonia e sist* e agro* e agrossi*]. Os trabalhos foram classificados por: ano; instituição responsável pela publicação; local de realização do estudo; e uso do(s) componente(s) arbóreo(s) dentro do sistema. No total, foram catalogadas 460 referências bibliográficas sobre SAFs na Amazônia brasileira. A análise cronológica mostrou que os eventos referentes ao Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (CBSAF) contribuíram sensivelmente para aumentar a produção científica. De modo geral, a pesquisa agroflorestal requer longo tempo para a validação de resultados. Uma forma de encurtar tempo é a projeção de cenários, via utilização de modelagem. Na base bibliográfica consultada, observa-se uma lacuna quanto à pesquisa de modelagem de sistemas. Portanto, é preciso que essa linha temática seja mais desenvolvida visando obter avanços mais dinâmicos e consistentes na pesquisa agroflorestal.
doi: 10.4336/2009.pfb.60.67
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.