Sistemas Agroflorestais na Amazônia Brasileira: Análise de 25 Anos de Pesquisas

Silvio Brienza Júnior, Rosana Quaresma Maneschy, Moisés Mourão Júnior, Aderaldo Batista Gazel Filho, Jorge Alberto Gazel Yared, Delman Gonçalves, Michelliny Bentes Gama Bentes Gama

Resumo


A pesquisa agroflorestal na Amazônia começou a ser sistematizada no início dos anos 80 por instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) via suas unidades localizadas na Amazônia, a Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), por meio da Coordenação de Pesquisa em Ciência Agronômicas (CPCA). Avaliar a literatura produzida sobre os Sistemas Agroflorestais (SAFs) na Amazônia pode ajudar a identificar áreas carentes de informações, ou agrupar informações para consolidação de conhecimento. Além disso, também pode contribuir para extrair lições a serem utilizadas no planejamento e execução de políticas públicas. O presente documento analisa a literatura sobre SAFs na Amazônia brasileira, no período de 1980 a 2005. O levantamento bibliográfico realizado levou em conta o acervo documental da Embrapa Amazônia Oriental e a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPAWeb), baseada na expressão de busca [*amazonia e sist* e agro* e agrossi*]. Os trabalhos foram classificados por: ano; instituição responsável pela publicação; local de realização do estudo; e uso do(s) componente(s) arbóreo(s) dentro do sistema. No total, foram catalogadas 460 referências bibliográficas sobre SAFs na Amazônia brasileira. A análise cronológica mostrou que os eventos referentes ao Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (CBSAF) contribuíram sensivelmente para aumentar a produção científica. De modo geral, a pesquisa agroflorestal requer longo tempo para a validação de resultados. Uma forma de encurtar tempo é a projeção de cenários, via utilização de modelagem. Na base bibliográfica consultada, observa-se uma lacuna quanto à pesquisa de modelagem de sistemas. Portanto, é preciso que essa linha temática seja mais desenvolvida visando obter avanços mais dinâmicos e consistentes na pesquisa agroflorestal.

 

doi: 10.4336/2009.pfb.60.67


Palavras-chave


Amazônia; sistemas agroflorestais; literatura; banco de dados

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2010

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

INDEXADORES:

ASP / EbscoAGRISAgrobase / Binagre , BDPACABI DirectCCNDiadorim , DOAJe.journalsForestry CompendiumGenamics JournalSeekGoogle AcadêmicoJournals for freeLatindexLivreMiarOasisbrPeriodicaPortal da CapesRCAAPRoadSabiiaScilitRedib.

 

Pesquisa Florestal Brasileira
Brazilian Journal of Forestry Research

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional