A Micropropagação de Eucalipto
Palavras-chave:
Eucalyptus spp., cultura de tecidos, cultivo in vitro, produção de mudas.Resumo
O eucalipto é o gênero florestal mais pesquisado em micropropagação, entretanto, são poucos os resultados efetivos obtidos com sua multiplicação contínua. A micropropagação inclui a desinfestação e cultivo dos explantes em meio nutritivo e condições assépticas, a multiplicação dos propágulos em sucessivos subcultivos e o enraizamento in vitro ou ex vitro. Como vantagens, possibilita: alto rendimento por planta matriz; obtenção de plantas isentas de viroses; produção de mudas em qualquer época do ano; produção intensiva de mudas sadias, em curto período de tempo e espaço reduzido; clonagem de plantas de difícil propagação vegetativa por métodos convencionais como estaquia e miniestaquia; e preservação de plantas matrizes sem riscos de infecção. Suas desvantagens incluem a dependência de um laboratório de cultura de tecidos, cuja manutenção implica em altos custos, além da exigência de mão-de-obra altamente especializada; elevada possibilidade de contaminação; variação de condições entre e dentro de clones; dificuldade de encontrar o meio adequado para a espécie desejada; e possibilidade de ocorrência de mutações, como resultado do uso de fitorreguladores. Embora tenha alto custo em comparação a outros métodos de clonagem, a micropropagação de eucalipto é estratégica para manter material vegetal superior in vitro ou para abastecer o microjardim clonal.
Doi: 10.4336/2009.pfb.58.49
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.