Avaliação da tolerância à quebra por vento em árvores de eucalipto via teste de resistência

Autores

  • Antônio Marcos Rosado Empresa Celulose-Nipo-Brasileira S.A.
  • Glauciana da Mata Ataíde Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Renato Vinícius Oliveira Castro Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Florestal
  • Anne Caroline Guieiro Correia Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.75.500

Palavras-chave:

Florestas, Eucalyptus, Danos florestais

Resumo

A ação de ventos fortes frequentemente causa danos às árvores e florestas, ocasionando recorrentes perdas econômicas em todo o mundo. O objetivo desse trabalho foi apresentar um método para seleção de clones do gênero Eucalyptus tolerantes à ação de ventos. Para tanto, foram escolhidos dez clones amplamente plantados por uma empresa florestal, os quais estavam localizados nas áreas de maior incidência de tempestades e ventos. As árvores-amostra foram submetidas a um teste de resistência, simulando o efeito do vento. Os resultados obtidos permitiram constatar que existem diferenças estatísticas significativas entre os clones, no que diz respeito à resistência ao vento. A metodologia proposta neste trabalho vem como alternativa para seleção de clones quanto à resistência a ventos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Marcos Rosado, Empresa Celulose-Nipo-Brasileira S.A.

Doutor, Melhorista da Empresa Celulose-Nipo-Brasileira S.A. (CENIBRA)

Glauciana da Mata Ataíde, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolologia do Sudeste de Minas Gerais

Engenheira Florestal graduada pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Possui pós-graduação MBA em Gestão e Análise Ambiental. Mestre em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e estudante de doutorado em Ciência Florestal na mesma instituição. Atua na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Silvicultura: sementes e propagação de espécies florestais, sistemas silviculturais e ecofisiologia florestal.

Renato Vinícius Oliveira Castro, Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Florestal

Engenheiro Florestal (2008) pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Mestre (2011) e Doutor (2012) em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor Adjunto I do Departamento de Engenharia Florestal (EFL) / Universidade de Brasília (UnB). Atua nas áreas de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo Florestal, Mensuração Florestal, Biomassa Florestal, Madeira e Estatística Florestal.

Anne Caroline Guieiro Correia, Universidade Federal de Viçosa

Engenheira Florestal graduada pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina, MG. Mestre em Ciência Florrestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Viveiro, produção e propagação de mudas.

Downloads

Publicado

30-09-2013

Como Citar

ROSADO, Antônio Marcos; ATAÍDE, Glauciana da Mata; CASTRO, Renato Vinícius Oliveira; CORREIA, Anne Caroline Guieiro. Avaliação da tolerância à quebra por vento em árvores de eucalipto via teste de resistência. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 309–315, 2013. DOI: 10.4336/2013.pfb.33.75.500. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/500. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.