Modelagem do teor de carbono orgânico em solos de fragmentos de Cerrado de Januária e Bonito de Minas, Minas Gerais

Autores

  • Vinícius Augusto Morais Universidade Federal de Lavras / Doutorando
  • Carlos Alberto Silva Universidade Federal de Lavras
  • José Roberto Soares Scolforo Universidade Federal de Lavras
  • José Márcio Mello Universidade Federal de Lavras
  • Emanuel José Gomes de Araújo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Departamento de Silvicultura, Instituto de Florestas,
  • Edson Aquiles de Assis Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.76.507

Palavras-chave:

Mudanças climáticas, Raiz, Serrapilheira, Carbono orgânico total

Resumo

O carbono orgânico total do solo (C) é regulado por fatores climáticos, altitude, textura e profundidade do solo. Em função do maior armazenamento em superfície, é comum o modelo exponencial se ajustar aos teores de C do perfil de solo. Objetivou-se estudar a influência de fatores climáticos, altitude e profundidade sobre o C armazenado em solos de cinco fragmentos de Cerrado localizados nos municípios de Januária e Bonito de Minas, MG. Amostras de solo foram coletadas nas camadas de 0-10, 10-20, 20-40, 40-60 e 60-100 cm de profundidade. Os teores máximo e mínimo de C variaram em função do local de coleta, fragmento e camada de solo amostrada. Maiores variações nos teores de C foram observadas para a camada de 0-10 cm, cujos teores de C não se correlacionaram com a biomassa de raiz e de serrapilheira e com outras variáveis condicionantes do C-solo testadas.  São disponibilizadas equações logarítmicas específicas para cada um dos cinco fragmentos, para se estimar os teores de carbono a partir da temperatura, precipitação, altitude e camada de solo, até a profundidade de 100 cm.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Augusto Morais, Universidade Federal de Lavras / Doutorando

Doutorando em Engenharia Florestal, sub-área Manejo Florestal, na Universidade Federal de Lavras. Mestre em Engenharia Florestal em 2012 pela UFLA.Graduado em Engenharia Florestal em 2009 na UFLA. Durante a graduação participou de vários projetos de extensão na UFLA, através da PROEC, com agricultores familiares, atividades de educação ambiental e foi integrante da equipe da UFLA participante do Projeto Rondon em 2008. Desenvolveu trabalhos na Comissão Permanente de Processo Seletivo da UFLA (COPESE) atuando como estagiário e auxiliar/monitor de supervisão nas atividades desenvolvidas pelo orgão de 2003 a 2010. Atualmente participa de projetos desenvolvidos no LEMAF/DCF/UFLA na área de manejo florestal de florestas plantadas e nativas. Destacando a participação no Projeto Candeia que hoje se tornou uma realidade para os produtores rurais de Minas Gerais. Atua como coordenador dos estagiários de iniciação científica de graduação em Engenharia Florestal vinculados ao Projeto de Quantificação dos Estoques de Carbono em Fragmentos de Cerrado Sensu Stricto de Minas Gerais, financiado pela FAPEMIG, tanto nos trabalhos de campo, laboratório e escritório. Além disso ministra palestras, organiza e participa de cursos e eventos ligados a área florestal.

http://lattes.cnpq.br/9860717809502990

Carlos Alberto Silva, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Ciência do Solo

Materia Orgânica e Fertlidade do Solo

 

José Roberto Soares Scolforo, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Ciências Florestais

Manejo Florestal

José Márcio Mello, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Ciências Florestais

Inventário Florestal

Emanuel José Gomes de Araújo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Departamento de Silvicultura, Instituto de Florestas,

Departamento de Ciências Florestais

Inventário Floresta

Edson Aquiles de Assis, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Ciências Florestais

Downloads

Publicado

31-12-2013

Como Citar

MORAIS, Vinícius Augusto; SILVA, Carlos Alberto; SCOLFORO, José Roberto Soares; MELLO, José Márcio; ARAÚJO, Emanuel José Gomes de; ASSIS, Edson Aquiles de. Modelagem do teor de carbono orgânico em solos de fragmentos de Cerrado de Januária e Bonito de Minas, Minas Gerais. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 343–354, 2013. DOI: 10.4336/2013.pfb.33.76.507. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/507. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.