Importância e versatilidade da madeira de eucalipto para a indústria de base florestal

Dalton Longue Júnior, Jorge Luiz Colodette

Resumo


A diversificação do uso da madeira vem ganhando importância no cenário mundial por substituir produtos oriundos de fontes de recursos não renováveis, principalmente derivados do petróleo, como combustíveis e plásticos. Materiais oriundos de fontes renováveis como as florestas plantadas são importantes por minimizar a pressão sobre as florestas nativas e contribuir para a manutenção da qualidade de vida do planeta. As florestas plantadas de eucalipto abastecem considerável fração do mercado nacional de produtos florestais, incluindo produtos sólidos da madeira, carvão vegetal e papel e celulose. A busca pela utilização mais eficiente dos componentes da madeira de eucalipto tem despertado atenção, especialmente em relação a biocombustíveis e bioprodutos. O isolamento e a conversão da lignina e hemiceluloses da madeira em produtos de alto valor agregado como produtos químicos e biomateriais têm sido largamente estudados em associação com madeiras de eucalipto. O principal objetivo desse trabalho foi mostrar a importância e a versatilidade do uso da madeira de eucalipto como matéria prima para indústria de base florestal.


Palavras-chave


Florestas plantadas; Produtos da madeira; Diversificação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.76.528



Direitos autorais 2013

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

INDEXADORES:

ASP / EbscoAGRISAgrobase / Binagre , BDPACABI DirectCCNDiadorim , DOAJe.journalsForestry CompendiumGenamics JournalSeekGoogle AcadêmicoJournals for freeLatindexLivreMiarOasisbrPeriodicaPortal da CapesRCAAPRoadSabiiaScilitRedib.

 

Pesquisa Florestal Brasileira
Brazilian Journal of Forestry Research

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional