Efeito de homeopatia na germinação de sementes de ipê amarelo
DOI:
https://doi.org/10.4336/2014.pfb.34.79.540Palavras-chave:
Tabebuia serratifolia, Calcarea carbonica, Carbo vegetabilis, Silicea, Handroanthus serratifoliusResumo
Estudos com homeopatia na germinação de sementes de espécies florestais nativas são escassos, apesar do potencial dessa tecnologia de baixo impacto. Por esse motivo, o objetivo desse trabalho foi avaliar o uso de medicamentos homeopáticos em diferentes dinamizações na germinação de sementes de ipê amarelo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com três repetições, em esquema fatorial, com três medicamentos em cinco dinamizações, totalizando 16 tratamentos com a testemunha formada por água destilada. Foram utilizados os medicamentos homeopáticos Calcarea carbonica, Carbo vegetabilis e Silicea, todos nas dinamizações 6, 12, 30, 100 e 200 centesimais hahnemanianas (CH). Em relação à porcentagem de germinação e ao índice de velocidade de germinação a homeopatia de Silicea na dinamização 12CH foi menos eficiente quando comparada à s demais dinamizações e aos demais medicamentos. O uso dos preparados homeopáticos não beneficia o padrão de germinação de sementes de ipê amarelo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.