Indução de perfilhos em mudas de pupunheira

Ernani Augusto Ochekoski Mossanek, Ivar Wendling, Henrique Soares Koehler, Katia Christina Zuffellato-Ribas

Resumo


A pupunheira é uma palmeira produtora de palmito com capacidade de perfilhamento, o que torna a cultura perene, sendo uma alternativa ao extrativismo ilegal de palmito nativo. Tendo em vista a importância e escassez de estudos sobre a propagação vegetativa dessa espécie e que o aumento do número de perfilhos é pré-requisito chave nessa metodologia, o presente trabalho teve por objetivo estudar diferentes métodos para indução de perfilhos em mudas de pupunheira em quatro épocas diferentes. Os tratamentos constituíram-se de: 1) arqueamento do caule; 2) arqueamento do caule com aplicação de 150 mg kg -1 de benzilaminopurina; 3) arqueamento do caule com aplicação de 150 mg kg-1 de ácido giberélico e; 4) anelamento do caule. O delineamento estatístico foi inteiramente casualizado, com 4 repetições de 20 plantas por tratamento. Estudos anatômicos dos caules foram realizados e a formação de perfilhos e mortalidade das plantas submetidas aos diferentes tratamentos avaliados. As análises anatômicas possibilitaram caracterizar os tecidos do caule e localizar o meristema apical. O arqueamento do caule não foi eficiente, enquanto o anelamento apresenta potencial para a indução de perfilhos.


Palavras-chave


Giberelina; Citocinina; Brotações laterais; Anatomia caulinar

Texto completo:

pdf


DOI: https://doi.org/10.4336/2014.pfb.34.77.549



Direitos autorais 2014

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

INDEXADORES:

ASP / Ebsco, AGRIS, Agrobase / Binagre , BDPA, CABI Direct, CCN, CIRS, Diadorim , DOAJ, e.journals, Forestry Compendium, Genamics JournalSeek, Google Acadêmico, Journals for free, Latindex, Livre, Miar, OasisbrPortal da Capes, RCAAP, Road, Sabiia, Scilit, Redib

.

Pesquisa Florestal Brasileira
Brazilian Journal of Forestry Research

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional