Estimação de biomassa aérea de espécies da caatinga no norte da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.76.579Palavras-chave:
Relações alométricas, Equações, Classe diamétricaResumo
Foram obtidas neste estudo relações alométricas para estimação de biomassa de plantas individuais para dez espécies em uma área de caatinga arbustivo-arbórea localizada no norte da Bahia, no baixo médio São Francisco, nos municípios de Casa Nova e Remanso. Para cada espécie foram amostrados 15 indivíduos, exceto Chamaecrista belemii que foram 30 indivíduos. Os modelos testados foram os propostos pela literatura e construídos pelos métodos de backward e forward, ajustados com base no diâmetro ao nível do solo (DAS) e a altura total (H) de cada planta. Foram ajustadas equações para estimação de biomassa aérea por árvore individual para as espécies: Byrsonima gardneriana, Cenostigma macrophyllum, Chamaecrista belemii, Copaifera coriacea, Maytenus rigida, Ruprechtia glauca, Strychnos rubiginosa e Xymenia americana. Construíram-se também equações gerais, considerando todas as espécies, para estimação de biomassa aérea por árvore individual e por classes de diâmetro. Os resultados encontrados reforçam a necessidade de aprimorar os métodos indiretos para estimativa da biomassa e o desenvolvimento de equações para diferentes classes de diâmetro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Andrea Vita Reis Mendonça, Josival Santos Souza, Ana Maria Giulietti, Cassio Van Den Berg
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.