Valor nutricional de folhas jovens de erva-mate
DOI:
https://doi.org/10.4336/2014.pfb.34.77.594Palavras-chave:
Ilex paraguariensis, Bebida, Recomendações nutricionaisResumo
A Erva-mate é muito usada para produção de bebidas para consumo humano. Na primavera, a planta desenvolve folhas jovens que podem representar um novo nicho de mercado na indústria de erva-mate; este período é chamado nesse estudo de prea-safrinha. Este estudo teve por objetivo investigar os teores nutricionais totais e hidrossolúveis de folhas jovens de erva-mate coletadas na primavera e seu potencial nutricional para o consumo humano. Para representar folhas jovens da pre-safrinha, o material vegetal recolhido foi limitado ao terceiro botão terminal. A análise química total e hidrossolúvel de folhas das procedências Cascavel (progênie 174), Ivaí (progênie 6), Barão de Cotegipe (progênies 68 e 69) incluiu os seguintes elementos: P, K, Ca, Mg, Na, Fe, Mn, Cu e Zn.O conteúdo dos elementos da bebida obtida a partir da infusão de folhas jovens de erva-mate na ingestão diária recomendada variou de 0,5 a 11,5 % e se apresentou na seguinte ordem: Cu > Mn > K > P > Mg > Fe > Zn > Ca > Na. Progênies e morfotipos de erva-mate mostraram pouca variação no conteúdo total de nutrientes e não diferiram quanto ao conteúdo de nutrientes hidrossolúveis avaliados nas folhas jovens. Sendo assim, o extrato obtido a partir de folhas jovens de erva-mate apresenta potencial de uso para o consumo humano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.