Aplicação dos modelos lineares generalizados para estimativa do crescimento em altura
DOI:
https://doi.org/10.4336/2015.pfb.35.84.604Palavras-chave:
Análise de tronco, Predição de estimativas, Acurácia do modeloResumo
A análise do crescimento em altura é de extrema importância na área florestal, pois expressa a capacidade produtiva do local. Seu uso está associado ao ajuste, com menor erro, dos modelos para gerar estimativas que permitam a inferência com precisão e confiabilidade. O presente trabalho analisou o emprego dos modelos lineares generalizados na predição do crescimento em altura de Pinus taeda L. em função da idade e diâmetro a 1,30 m de altura em povoamentos no planalto catarinense. Os dados utilizados foram obtidos de análise de tronco completa de 25 árvores com oito anos, distribuídas em classes de diâmetro provenientes de Lages, SC. Os dados foram trabalhados na sua forma original sem a transformação das variáveis. O modelo com distribuição Gama e função de ligação identidade foi o que apresentou melhor ajuste, com desempenho superior nos critérios desvio (1,21), Akaike (255,39) e homogeneização dos resíduos, mostrando potencial para gerar estimativas da variável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.