Padrão espacial e demografia de duas espécies arbóreas tropicais do bioma Caatinga
DOI:
https://doi.org/10.4336/2014.pfb.34.80.634Palavras-chave:
Aspidosperma pyrifolium Caesalpinia pyramidalis, Coortes, Coexistência de plantas, Padrão espacialResumo
Aspidosperma pyrifolium (Apocynaceae) e Caesalpinia pyramidalis (Fabaceae) compartilham o mesmo habitat no bioma Caatinga. Neste trabalho, investigamos as interações intra e interespecíficas por meio do padrão espacial entre coortes. Os resultados mostraram que as plantas adultas de cada espécie apresentam elevados níveis de densidade em curtas distâncias (9 m e 12 m). No entanto, devido à dispersão de sementes via autocoria, esperávamos uma densidade mais agregada para C. pyramidalis do que em A. pyrifolium, que tem dispersão anemocórica. Não foi observada diferença de agregação espacial entre coortes e, portanto, os resultados contradizem as expectativas da hipótese de Janzen-Connell. É provável que isto esteja associado a fatores antrópicos no passado, tais como incêndio, pecuária e exploração madeireira. Por meio da análise bivariada da densidade de vizinhos, foi confirmada a coexistência significativa das duas espécies. Isto pode ser explicado pelo processo de interações interespecíficas positivas, tais como a facilitação, que é comum em regiões semiáridas, sob condições estressantes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Maira Fontes Manzan, Cristiane Gouvêa Fajardo, Fábio de Almeida Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.