Propriedades da madeira de Eucalyptus benthamii para produção de energia
DOI:
https://doi.org/10.4336/2015.pfb.35.84.677Palavras-chave:
Eucalipto, Dendroenergia, Biomassa florestalResumo
Este estudo objetivou avaliar o potencial energético da madeira de Eucalyptus benthamii Maiden et Cambage. As amostras foram coletadas no município de Cerro Negro, SC, onde foram selecionadas 5 árvores, sendo retiradas amostras do fuste a 0%, 25%, 50%, 75% e 100% da altura comercial. As análises realizadas foram densidade básica, poder calorífico superior, composição química elementar, análise química imediata (teores de materiais voláteis, carbono fixo e cinzas), poder calorífico inferior, densidade energética, estoque de carbono e produção energética. As variáveis físicas e químicas estudadas e o potencial energético da madeira não apresentaram diferenças ao longo do fuste.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Dimas Agostinho Silva, Bruna Veridiana Muller, Eliane Cristina Kuiaski, Elder Eloy, Alexandre Behling, Cecilia Moura Colaço
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.