Caracterização estrutural em uma floresta de terra firme no estado do Amapá, Brasil

Anderson Pedro Bernardina Batista, Wegliane Campelo da Silva Aparício, Perseu da Silva Aparício, Vanessa Silva dos Santos, Robson Borges de Lima, José Marcio de Mello

Resumo


O objetivo deste trabalho foi caracterizar a composição florística, estrutura e distribuição espacial das espécies arbóreas em uma floresta de terra firme no Estado do Amapá. Foram coletados dados dendrométricos e florísticos em 200 unidades amostrais terciárias, sendo analisadas as árvores com diâmetro a 1,30 m do solo (DAP) ≥ 40 cm. Foram calculados parâmetros fitossociológicos, distribuição espacial e índice de diversidade de Shannon. No levantamento foram amostrados 4.030 indivíduos arbóreos, distribuídos em 37 famílias e 201 espécies, sendo Goupia glabra (cupiúba) a espécie de maior valor de importância (VI). A área florestal apresenta características de floresta preservada. A amostragem revelou que a vegetação arbórea ocorre com maior proporção de espécies com distribuição espacial aleatória, no entanto, as espécies como maior VI se distribuíram de forma agregada na área.


Palavras-chave


Fitossociologia; Florística; Distribuição espacial

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4336/2015.pfb.35.81.689



Direitos autorais 2015

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

INDEXADORES:

ASP / EbscoAGRISAgrobase / Binagre , BDPACABI DirectCCNDiadorim , DOAJe.journalsForestry CompendiumGenamics JournalSeekGoogle AcadêmicoJournals for freeLatindexLivreMiarOasisbrPeriodicaPortal da CapesRCAAPRoadSabiiaScilitRedib.

 

Pesquisa Florestal Brasileira
Brazilian Journal of Forestry Research

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional