Caracterização estrutural em uma floresta de terra firme no estado do Amapá, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4336/2015.pfb.35.81.689Palavras-chave:
Fitossociologia, Florística, Distribuição espacialResumo
O objetivo deste trabalho foi caracterizar a composição florística, estrutura e distribuição espacial das espécies arbóreas em uma floresta de terra firme no Estado do Amapá. Foram coletados dados dendrométricos e florísticos em 200 unidades amostrais terciárias, sendo analisadas as árvores com diâmetro a 1,30 m do solo (DAP) ≥ 40 cm. Foram calculados parâmetros fitossociológicos, distribuição espacial e índice de diversidade de Shannon. No levantamento foram amostrados 4.030 indivíduos arbóreos, distribuídos em 37 famílias e 201 espécies, sendo Goupia glabra (cupiúba) a espécie de maior valor de importância (VI). A área florestal apresenta características de floresta preservada. A amostragem revelou que a vegetação arbórea ocorre com maior proporção de espécies com distribuição espacial aleatória, no entanto, as espécies como maior VI se distribuíram de forma agregada na área.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.