Produção de mudas de cedro em função de tipos de recipiente e fontes de fertilizante
DOI:
https://doi.org/10.4336/2015.pfb.35.82.714Palavras-chave:
SilviculturaResumo
A fonte de fertilizante e o tipo de recipiente utilizado na produção de mudas em um viveiro estão diretamente relacionados com o custo e a qualidade das mudas. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar a produção de mudas de cedro em função do tamanho de recipientes e fontes de adubação. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos inteiramente casualizados, em um esquema fatorial 3 x 3 x 7, com 3 repetições. Os tratamentos consistiram em três tipos de recipiente (Tubete, saco plástico e bombona), três fontes de adubação (Convencional, Kimcoat® e Osmocote®) e sete épocas de avaliação. Foi avaliado a altura, diâmetro de colo, relação altura/diâmetro de colo e índice de clorofila das folhas das mudas. A partir dos resultados pode-se concluir que as mudas de cedro-rosa adubadas com Osmocote® apresentam os maiores índices de crescimento, já as produzidas com o fertilizante Kimcoat® não diferem das produzidas com o fertilizante convencional. Os recipientes sacos plásticos e bombonas proporcionam crescimentos similares em altura, e índice de clorofila das mudas de cedro-rosa, no entanto as produzidas em bombonas possuem uma melhor qualidade, devido ao maior desenvolvimento em diâmetro de colo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Osmar Henrique de Castro Pias, Juliano Berghetti, Lucindo Somavilla, Edison Bisognin Cantarelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.