Produção, Carbono e Rentabilidade Econômica de Pinus elliottii e Eucalyptus grandis em Sistemas Silvipastoris no Sul do Brasil

Autores

  • Edilson Batista de Oliveira Embrapa Florestas
  • Jorge Ribaski Embrapa Florestas
  • Éderson Augusto Zanetti Embrapa Florestas
  • Joel Ferreira Penteado Junior Embrapa Florestas

Palavras-chave:

Árvores, pastagens, produção madeireira, créditos de carbono, manejo

Resumo

O presente trabalho teve por objetivos estimar a produção de madeira, o estoque de carbono e a rentabilidade econômica, incluindo a venda de créditos de carbono de plantações de Eucalyptus grandis e Pinus elliottii em consórcio com pastagens. Foram utilizados dois experimentos com cada espécie, todos instalados em Alegrete, RS, em áreas de pastagem natural. Os experimentos possuíam três tratamentos, dois deles constituídos por sistemas silvipastoris implantados em fileiras triplas de árvores, com ambas as espécies no espaçamento de 3,0 m x 1,5 m, sendo o primeiro com um corredor de 14 m, entre as fileiras triplas, destinado ao pastejo dos animais, e o outro com um corredor de 34 m. O terceiro tratamento possuía o cultivo isolado das duas espécies florestais, com espaçamento de 3,0 m x 3,0 m. Foram simulados desbastes e corte final aos 21 anos de idade para todos os tratamentos. As árvores propiciaram retorno econômico em todos os sistemas testados, com rentabilidade a partir do desbaste aos 7 anos de idade. A venda de créditos de carbono torna o componente florestal ainda mais atrativo devido, principalmente, à receita auferida desde o início do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-03-2010

Como Citar

OLIVEIRA, Edilson Batista de; RIBASKI, Jorge; ZANETTI, Éderson Augusto; PENTEADO JUNIOR, Joel Ferreira. Produção, Carbono e Rentabilidade Econômica de Pinus elliottii e Eucalyptus grandis em Sistemas Silvipastoris no Sul do Brasil. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 57, p. 45, 2010. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/72. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.