Fungus-gnats (Sciaridae) como um fator de importuno em pátios de toras de pinus

Guilherme Schnell e Schuhli, Susete do Rocio Chiarello Penteado, Wilson Reis Filho, Dalton Souza Amorim

Resumo


Algumas espécies de Sciaridae são consideradas pragas cosmopolitas em estufas, criações de cogumelos e até mesmo em vasos de plantas. A ameaça potencial destes insetos envolve o dano de tecido vegetal e a transmissão de patógenos às mudas. Recentemente, grandes massas de sciarídeos foram encontradas infestando o estoque de toras de indústrias madeireiras e se tornaram um fator de incômodo e preocupação de saúde pública. Os espécimes foram identificados como pertencendo ao gênero Bradysia Winnertz, 1867. Estas espécies certamente não constituem uma praga, mas possivelmente estão associadas a microambientes gerados pelos fungos sob a casca das toras.

Palavras-chave


Bradysia; Entomologia; Infestação urbana; Estocagem de madeira; Fungus-gnats

Texto completo:

PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.4336/2014.pfb.34.80.732



Direitos autorais 2014

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

INDEXADORES:

ASP / EbscoAGRISAgrobase / Binagre , BDPACABI DirectCCNDiadorim , DOAJe.journalsForestry CompendiumGenamics JournalSeekGoogle AcadêmicoJournals for freeLatindexLivreMiarOasisbrPeriodicaPortal da CapesRCAAPRoadSabiiaScilitRedib.

 

Pesquisa Florestal Brasileira
Brazilian Journal of Forestry Research

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional