Aporte e decomposição de serapilheira em Floresta Estacional Decidual na região do Alto Uruguai, RS
DOI:
https://doi.org/10.4336/2014.pfb.34.80.735Palavras-chave:
Mineralização, Sazonalidade, DecomposiçãoResumo
O presente estudo teve por objetivo analisar e descrever a dinâmica sazonal da deposição e decomposição de serapilheira na Floresta Estacional Decidual da região do Médio Alto Uruguai, RS. Para a determinação da deposição de serapilheira foram instalados 20 coletores de 1 m2 em uma área de um hectare, sendo realizadas avaliações mensais. Para a amostra da serapilheira acumulada nas estações sazonais, foram coletadas 20 amostras aleatórias em molduras de 25 cm x 25 cm. O material coletado foi identificado e separado nas frações: folhas, galhos e miscelânea. Após a estratificação, as amostras foram secas em estufa a 70 oC e pesadas. A deposição anual de serapilheira foi estimada em 7,14 t.ha-1, sendo composta por 58,54% de folhas, 28,69% de galhos e 12,77% de miscelânea. A deposição de serapilheira total foi contínua ao longo do período de estudo, apresentando modelo sazonal, com os maiores valores no final do inverno e início da primavera. O estoque médio de serapilheira foi estimado em 6,50 t.ha-1. A taxa de decomposição foi de 1,097, constatando-se a rápida mineralização da serapilheira produzida.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Felipe Turchetto, Fabiano de Oliveira Fortes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.