Avaliação genética e análise de deviance em um teste desbalanceado de procedência e progênie de Ilex paraguariensis

Autores

  • José Alfredo Sturion
  • Marcos Deon Vilela de Resende Embrapa Florestas

Palavras-chave:

Anadev, Ilex paraguariensis, teste de progênie.

Resumo

Em um teste combinado de procedência e progênie de erva-mate (Ilex paraguariensis A. St. Hil.), os efeitos aleatórios do modelo foram testados pelo teste da razão de verossimilhança (LTR). Os dados referem-se
ao peso de biomassa foliar obtido aos seis anos de idade, por ocasião da terceira poda, em um teste com
sete procedências e 140 progênies de meios-irmãos instalado no delineamento de blocos ao acaso, com dez repetições de parcelas lineares com seis plantas no espaçamento de 3 m x 2 m. A análise de deviance (Anadev) foi realizada e as seguintes conclusões foram obtidas: os componentes de variância associados a todos os efeitos aleatórios do modelo e respectivos coeficientes de determinação (herdabilidades dos efeitos genéticos aditivos, dos efeitos de parcela e dos efeitos de procedência) foram significativamente diferentes de zero, indicando que existe variabilidade genética significativa a ser explorada pelo melhoramento, tanto entre como dentro de populações naturais.

doi: 10.4336/2010.pfb.30.62.157

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Alfredo Sturion

Engenheiro Florestal, Doutor, Pesquisador.

Downloads

Publicado

27-10-2010

Como Citar

STURION, José Alfredo; RESENDE, Marcos Deon Vilela de. Avaliação genética e análise de deviance em um teste desbalanceado de procedência e progênie de Ilex paraguariensis. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 30, n. 62, p. 157, 2010. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/81. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Notas Científicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.