Ãndices espectrais para avaliação da dinâmica sazonal de clorofilas em folhas de Eucalyptus grandis
DOI:
https://doi.org/10.4336/2015.pfb.35.82.841Palavras-chave:
Sensoriamento remoto, Radiometria de campo, Teor de clorofila, Processo fisiológicoResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de diferentes índices espectrais - MCARI705, R750/R700, R750/R550 e MTCI - na descrição da dinâmica temporal de clorofilas em folhas isoladas de Eucalyptus grandis, para quatro estações climáticas. O trabalho foi realizado com base em três parcelas de 600 m2, em um povoamento com 20 meses de idade. Foram coletadas 15 folhas distribuídas em três camadas da copa, totalizando 45 folhas para cada estação. As leituras espectrorradiométricas foram realizadas com o espectrorradiômetro FieldSpec®3, que recobre a faixa espectral de 350 a 2.500 nm. Foi empregada a análise de variância (ANOVA) e o teste de médias Tukey ao nível de 5% de significância. Para todos os índices espectrais, os valores encontrados na primavera foram diferentes dos encontrados no verão; o mesmo ocorrendo entre outono e inverno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Laura Camila de Godoy Goergen, Julio Cesar Wincher Soares, Elias Fernando Berra, Catize Brandelero, Rudiney Soares Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.