Critérios para a sustentabilidade do segundo ciclo em Floresta Amazônica

Autores

  • Evaldo Muñoz Braz Embrapa Florestas
  • Patricia Povoa Mattos Embrapa Florestas
  • Fabio Thaines Tecman
  • Luc Durrieu de Madron Free lance
  • Marilice Cordeiro Garrastazu Embrapa Florestas
  • Aline Canetti Universidade Federal do Paraná
  • Marcus Vinício Neves d´Oliveira Embrapa Acre

DOI:

https://doi.org/10.4336/2015.pfb.35.83.941

Palavras-chave:

Cedrela odorata, Manejo florestal sustentável Taxa de corte Floresta tropical, Recuperação em volume, Estrutura diamétrica

Resumo

Estrutura da floresta remanescente e o incremento por classe de diâmetro desempenha papel decisivo na recuperação do volume para o próximo ciclo de corte. Espécies de árvores na Floresta Amazônica, não apresentam um padrão definido de estrutura de diâmetro, discutido aqui utilizando Cedrela odorata L. como estudo de caso. Os objetivos deste trabalho foram identificar, por meio de simulação, a recuperação florestal após o manejo em uma situação real em três locais de produção de madeira, e as alternativas disponíveis para assegurar a recuperação do volume comercial de madeira em um segundo ciclo de corte na Amazônia brasileira. O trabalho se refere às classes de diâmetro de árvores produtivas para o próximo ciclo. A comparação indica que uma das estratégias usadas permite recuperar o estoque de volume mais rápido do que o tempo definido no ciclo de corte estabelecido em lei. O número de árvores remanescentes nos locais não corrobora a suposição comum de que o manejo florestal esgota árvores de grandes diâmetros. Este artigo apresenta estratégias de levantamento para avaliar e estabelecer a estrutura diamétrica mais indicada para recuperar no segundo ciclo o volume registrado durante o primeiro ciclo de corte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Canetti, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

30-09-2015

Como Citar

BRAZ, Evaldo Muñoz; MATTOS, Patricia Povoa; THAINES, Fabio; DE MADRON, Luc Durrieu; GARRASTAZU, Marilice Cordeiro; CANETTI, Aline; D´OLIVEIRA, Marcus Vinício Neves. Critérios para a sustentabilidade do segundo ciclo em Floresta Amazônica. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 35, n. 83, p. 209–225, 2015. DOI: 10.4336/2015.pfb.35.83.941. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/941. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.