Estimação de biomassa aérea de espécies da caatinga no norte da Bahia

Autores

  • Andrea Vita Reis Mendonça Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
  • Josival Santos Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
  • Ana Maria Giulietti Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Biologia, Laboratório de Biologia
  • Cassio Van Den Berg Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Biologia, Laboratório de Biologia

DOI:

https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.76.579

Palavras-chave:

Relações alométricas, Equações, Classe diamétrica

Resumo

Foram obtidas neste estudo relações alométricas para estimação de biomassa de plantas individuais para dez espécies em uma área de caatinga arbustivo-arbórea localizada no norte da Bahia, no baixo médio São Francisco, nos municípios de Casa Nova e Remanso. Para cada espécie foram amostrados 15 indivíduos, exceto Chamaecrista belemii que foram 30 indivíduos. Os modelos testados foram os propostos pela literatura e construídos pelos métodos de backward e forward, ajustados com base no diâmetro ao nível do solo (DAS) e a altura total (H) de cada planta. Foram ajustadas equações para estimação de biomassa aérea por árvore individual para as espécies: Byrsonima gardneriana, Cenostigma macrophyllum, Chamaecrista belemii, Copaifera coriacea, Maytenus rigida, Ruprechtia glauca, Strychnos rubiginosa e Xymenia americana. Construíram-se também equações gerais, considerando todas as espécies, para estimação de biomassa aérea por árvore individual e por classes de diâmetro. Os resultados encontrados reforçam a necessidade de aprimorar os métodos indiretos para estimativa da biomassa e o desenvolvimento de equações para diferentes classes de diâmetro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Vita Reis Mendonça, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1998), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2000) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal. http://lattes.cnpq.br/3475283267988750 

Josival Santos Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas

possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1999), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2001) e doutorado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

http://lattes.cnpq.br/1826723192263523

Ana Maria Giulietti, Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Biologia, Laboratório de Biologia

Possui graduação em História Natural pela Faculdade de Filosofia do Recife (1967), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1970) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1978). É Prof.Titular aposentada da Universidade de São Paulo e Prof. Pleno aposentada da Universidade Estadual de Feira de Santana desde junho de 2008.É ex Pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da UEFS. Atualmente é Prof. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Botânica da UEFS, Bolsista de Produtividade IA do CNPq e Assessora do Ministério da Ciência e Tecnologia (IDSM) e do Ministério de Maio ambiente (CONABIO).É membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2005.Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, taxonomia, Eriocaulaceae, Flora da Bahia especialmente do Semi-árido e da Chapada Diamantina e Cadeia do Espinhaco, Conservação da flora do Semi-árido.Coordenou os projetos Instituto do Milênio do Semi-árido e Programa de Biodiversidade do Semi-árido.

http://lattes.cnpq.br/8594436314509609

Cassio Van Den Berg, Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Biologia, Laboratório de Biologia

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESALQ/Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Ecologia pela UNICAMP (1996) e Phd em Botânica - University of Reading e Royal Botanic Gardens, Kew (2000). Foi orientado pelo Prof. Dr. Paulo Sodero Martins (mestrado) Dr. Mark W. Chase (doutorado). Pós-doutorado no programa Genoma Brasileiro junto à PUC-PR. Atualmente é professor titular pleno de Sistemática de Fanerógamas. Universidade Estadual de Feira de Santana e Coordenador do Laboratório de Sistemática Molecular de Plantas (LAMOL). Tem experiência na área de Botânica e Genética Vegetal, com ênfase em Sistematica Molecular, tendo como temas principais taxonomia de Orchidaceae, Sistematica Filogenética de Plantas e Fungos, Morfometria Tradicional e Geométrica, Genética de Populações Naturais de Plantas e DNA barcoding. Coordenou 13 projetos de pesquisa, nas áreas de filogenia, variabilidade genética, sequestro de carbono e DNA barcoding, com destaque por ser um dos 10 PI (Principal Investigator) do projeto "Establishing a standard DNA barcode for land plants", que culminou para a definição de um barcoding padrão para plantas terrestres. Atualmente coordena outros seis projetos, com destaque para o PRONEX - Núcleo de Excelência em Filogenia e Variabilidade Molecular de Plantas e Fungos (CNPq/FAPESB). Atuou como orientador de 12 alunos de mestrado e 19 de doutorado, 2 de pós-doutorado, e 21 de IC. Orienta nos Programas de Pós Graduação em Botânica, Biotecnologia, e Recursos Genéticos Vegetais (UEFS), e como co-orientador junto à Escola Nacional de Botânica Tropical (JBRJ), Programa de Pós-Graduação em Botânica (UFPE), Programa de Pós-Graduação em Botânica (UFV). Leciona Sistemática de Plantas para Graduação, e Métodos de Inferência Filogenética, Bioestatística, Métodos Multivariados e Morfometria, Análise de Dados Genéticos e Latim Botânico nos Programas de Pós-Graduação. 

http://lattes.cnpq.br/2129963760543898

Downloads

Publicado

31-12-2013

Como Citar

MENDONÇA, Andrea Vita Reis; SOUZA, Josival Santos; GIULIETTI, Ana Maria; VAN DEN BERG, Cassio. Estimação de biomassa aérea de espécies da caatinga no norte da Bahia. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 355–368, 2013. DOI: 10.4336/2013.pfb.33.76.579. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/579. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.