Processo de Avaliação pelos Pares

Orientações gerais

Os manuscritos serão enviados aos editores técnicos, para avaliação inicial. Será considerada a relevância científica, o ineditismo e o escopo da revista.

Na sequência será avaliada a adequação das referências quanto às normas da PFB e feita a verificação de plágio.

Considera-se que publicação de resumos e trabalhos acadêmicos (dissertações e teses) não ferem a originalidade e o ineditismo do manuscrito.

Considera-se plágio: publicação redundante (texto parcial ou integral publicado previamente), reciclagem de texto (seções de um mesmo texto em mais de uma publicação do mesmo autor, sem atribuição de autoria, também conhecido como autoplágio) e trechos literais ou similares sem citação.

Figuras não originais devem ser evitadas. Se essenciais, deve-se informar a fonte e encaminhar ao Editor a autorização de uso obtida junto ao detentor do direito patrimonial.

Após as avaliações iniciais os manuscritos seguem para avaliação por pares (às cegas), por pelo menos três revisores. Nesta etapa os revisores são orientados a informar caso haja conflito de interesses.
---------------------------------------
Orientações revisores

Os revisores técnicos devem avaliar a qualidade técnica, o ineditismo e a relevância das contribuições científicas do manuscrito.

Os manuscritos devem apresentar:

  • Introdução objetiva e bem estruturada;
  • Objetivo claro e bem definido;
  • Metodologia objetiva e completa;
  • Analise estatística consistente e adequada;
  • Resultados de forma clara e objetiva;
  • Discussão dos resultados de forma critica e com argumentação lógica, com suporte de literatura cientifica;
  • Conclusões destacando o diferencial alcançado com o trabalho;
  • Referências suficientes e apropriadas.

Os revisores indicarão se o manuscrito será: 1) Aceito sem ajustes; 2) Aceito com pequenos ajustes; 3) Aceito somente após reformulação do manuscrito; 4) Rejeitado.

Uma contribuição pode ser considerada para publicação se tiver recebido pelo menos dois pareceres favoráveis no processo de avaliação.

Pareceres conflitantes serão analisados pelo comitê editorial para a emissão do parecer final. Caberá ao Editor Chefe a decisão final sobre o parecer do manuscrito. (Aprovado ou Rejeitado).

Os pareceres serão encaminhados aos autores para os devidos ajustes. Todas as recomendações não incorporadas deverão ser justificadas. Todos os questionamentos apresentados deverão ser respondidos.

Os manuscritos ajustados serão analisados pelos editores associados quanto às recomendações dos revisores. Caberá ao Editor Chefe a decisão final sobre o parecer do artigo (Aprovado ou Rejeitado).