Histórico
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) teve início em dezembro de 1980, com o nome de Boletim de Pesquisa Florestal (BPF), editado, na época, pela Unidade Regional de Pesquisa Florestal Centro-Sul (URPFCS), hoje Embrapa Florestas.
O objetivo inicial era divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores da URPFC, para que as tecnologias geradas pudessem ter maior alcance em sua divulgação.
A partir do nº 5, de 1982, o BPF passa a divulgar também pesquisas florestais realizadas por outras instituições nacionais, com a publicação de artigo assinado por autores externos. O primeiro artigo internacional se encontra na edição de junho a dezembro de 1989, que agrupa os Boletins nº 18 e 19.
Assim, seu escopo foi ampliado e o Boletim tornou-se um veículo de comunicação científica, divulgando trabalhos inéditos de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior.
O BPF completou 53 volumes de 1980 a 2006. Em janeiro de 2007, em continuidade ao Boletim, inicia-se a edição da Revista Florestal Brasileira. A alteração da denominação, formato, normas e critérios editoriais buscou maior visibilidade e alcance das informações técnico-científicas veiculadas.
Conheça os principais marcos da história da Revista Pesquisa Florestal Brasileira:
--------------------------------------------------------------------------------
2024 - PFB no Instagram e Indexação atual
- Criação de página da PFB na Rede Social Instagram.
- Indexação atual da Revista: BDPA, Binagre / Agrobase, Agris, ASP/Ebsco, CAB Direct, Forestry Compendium, CCN, Diadorim, Latindex, MIAR, RCAAP, ROAD, Worldcat, ALICE, Scilit, CiteFator, Dimensions, DOAJ, E-Journal, Genamics JournalSeek, Google Acadêmico, Journals for free, Livre, Oasisbr, OpenAIRE Explore, Periodica, Portal da Capes, REDIB, SABIIA, Scilit.
2020 - Similarity check (ABEC/CROSSREF)
- Adesão ao Similarity checkc (ABEC/CROSSREF), incluindo a verificação de plágio pelo software iThenticate.
2019 - Declaração de ética e boas práticas em publicações e Edição especial temática: Anais do XXV IUFRO World Congress
- Publicação da Declaração de ética e boas práticas em publicações. Aborda má conduta, plágio, conflito de interesse, confidencialidade e padrões éticos para autores, revisores e equipe da PFB.
- Publicação de número especial com anais do XXV IUFRO World Congress: Forest Research and Cooperation for Sustainable (special issue), com versão impressa e online.
2018 - ORCID e Periodicidade Contínua
- Alteração da periodicidade para publicação contínua com volume anual.
- Apresentação do identificador ORCID dos autores de cada publicação.
2016 - Atualização de Políticas e Normas
- Atualização das políticas e normas da PFB: solicitação de envio de Carta ao Editor junto com o manuscrito, a separação dos itens "Resultados" e "Discussão", agora independentes no artigo e ajustes nas normas de referências e citações.
2015 - Verificação de Plágio
- Adoção do processo de verificação de plágios, com uso do software Copyspider.
2014 - PFB no Facebook e Indexação ampliada
- Criação de página da PFB na Rede Social Facebook.
- Neste ano, a PFB já estava indexada nas seguintes Bases: Forestry Abstract, Agroforestry Abstracts, CAB, Agrícola, Tree CD, Agrobase / Binagre, BDPA, CIRS, CCN, ALICE, E-Journal, Google Acadêmico, Latindex.
2013 - DOI, última publicação impressa e Submissão on-line
- Adoção do DOI, com atribuição retroativa a 2009.
- O último número regular impresso foi o v. 33 (reunindo os Boletins nºs 73 a 76).
- A submissão dos manuscritos é on-line, pelo site da Revista.
2011 - Edição especial temática: Florestas Energéticas
- Publicação de número temático sobre Florestas energéticas (v. 31, nº. 68). São abordados temas como biocombustíveis sólidos, briquetagem, carvão vegetal, avaliação da matriz energética e outros relacionados à produção de eucaliptos e espécies nativas.
2010 - Periodicidade, Open Journal Systems e Edição especial temática Dinâmica e Manejo de Florestas Naturais
- A periodicidade passa de semestral para trimestral, reunida em volume anual.
- Adoção do sistema Open Journal Systems.
- Implantação da nova página da Revista.
- Edição especial temática: Dinâmica e Manejo de Florestas Naturais (v. 30, nº. 64). Registra resultados do Bioma Amazônia, nos estados do Pará e Amazonas, do Bioma Mata Atlântica, relativo aos três estados da região Sul, além de abranger a região de Missiones, na Argentina.
2009 - Edição especial temática: Sistemas agrossilvipastoris
- Publicação de número temático sobre Sistemas agrossilvipastoris nº. 60.Incluiu trabalhos em diferentes regiões e biomas brasileiros.
2007 - Pesquisa Florestal Brasileira
- Alteração no título do periódico de Boletim de Pesquisa Florestal para Pesquisa Florestal Brasileira, com versão do título em inglês Brazilian Journal of Forestry Research a partir do nº 54.
- Em Nota da Comissão Editorial consta que a PFB é uma continuidade do BPF e que apesar do novo ISSN a sequência numérica dos volumes não sofrerá interrupção.
- Publicação tanto imprensa quanto online com ISSN 1809-3647 (impresso) e ISSN 1983-2605 (online).
- Reformulação no grupo editorial, contando com editores associados de diferentes instituições.
- Ajustes nas normas e aceite de trabalhos em português, inglês e espanhol. Os trabalhos passam a ser enviados por correio eletrônico.
- Além de artigos científicos e notas científicas, a revista passa a publicar artigos de revisão.
2006 - Versão on-line
- O Boletim de Pesquisa Florestal passa a ter versão online, com ISSN específico, a partir do nº 52 (ISSN 1809-3655).
- Layout do impresso modificado de A5 para A4 e criação de identidade visual para a Revista.
2002 - Indexação na BDPA e solicitação de correio eletrônico
- Indexação na Base de Dados da Pesquisa Agropecuária, da Embrapa, a partir do Boletim nº 44.
- Incluída na instrução aos autores a solicitação de endereço de correio eletrônico.
2001 - Indexação na Agrobase
- Ingresso na Base Bibliográfica da Agricultura Brasileira (AGROBASE), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
1999 - Mudança do ISSN
- Uso do ISSN 1517-6371 do Boletim nº 38 ao 52.
1998 - Indexações em Bases
- As primeiras bases indexadoras foram: Forestry Abstract, Agroforestry Abstracts, CAB, Agrícola, Tree CD.
1997 - Missão do BPF
- Do nº 34 ao nº 42 o Boletim apresenta na contracapa sua missão: “Gerar e promover conhecimentos científicos e tecnológicos para a conservação, produção e utilização de recursos florestais, visando o desenvolvimento sustentável, em benefício da sociedade".
1995 - Editora Embrapa Florestas, Marca Embrapa e reformulação do layout
- A marca Embrapa atual é aplicada pela primeira vez em volume que reúne as edições nºs 30 e 31. O layout da capa é modificado com a inserção de fotografias.
- Atualização no nome da editora para Embrapa Florestas a partir do nº 38.
1991 - Da máquina de escrever ao computador
- Até o nº 21, os trabalhos eram datilografados. A partir do nº 22/23 a instrução aos autores solicita a entrega de cópia da versão corrigida do trabalho em disquete no programa Word.
1989 - 1º Artigo internacional
- Relata pesquisas em manejo silvipastoril realizadas no Chile, pela Corporación Nacional Forestal. Publicado na edição de junho a dezembro de 1989, que agrupa os Boletins nºs 18 e 19.
1988 - Notas Científicas
- Além da publicação de artigos científicos, o Boletim nº 17 passa a publicar Notas Científicas.
1985 - Editora CNPF
- O nome da Editora acompanha as mudanças no nome da Instituição. Assim, a partir do Boletim nº 10, o nome da Editora foi alterado de Unidade Regional de Pesquisa Florestal Centro-Sul (URPFCS) para Centro Nacional de Pesquisa de Florestas (CNPF).
1982 - 1º Artigo de autores externos
- O Boletim nº 5 traz o primeiro artigo de autores externos à URPFCS. Assinado por professores da Universidade Federal de Santa Catarina, o trabalho analisa métodos de quebra de dormência e semeadura de mudas de canafístula.
1980 - Boletim de Pesquisa Florestal
- Criação do Boletim de Pesquisa Florestal (BPF), editado pela Unidade Regional de Pesquisa Florestal Centro-Sul (URPFCS).
- Versão impressa e periodicidade semestral. Trabalhos no formato de artigos técnico-científicos, originais e inéditos, submetidos ao processo de revisão por pares. Publicação em português, com título, resumo e palavras chaves em português e inglês. Uso do ISSN 0101-1057 do Boletim nº 2 ao 37.
--------------------------------------------------------------------------------
Atualizado em 28 de outubro de 2024