Desidratação ultra-rápida de embriões
Palavras-chave:
Desidratação ultra-rápida, secagem, armazenamento, sementes recalcitrantes.Resumo
Sementes de diversas espécies arbóreas das florestas úmidas brasileiras, grande parte delas ameaçadas de extinção, apresentam características recalcitrantes, significando que não toleram desidratação, não sendo possível o seu armazenamento pelos métodos tradicionais realizados com sementes ortodoxas. Dessa forma, o comportamento "recalcitrante" das sementes limita a conservação ex-situ dos recursos genéticos, especialmente dessas espécies florestais em bancos de sementes. Esse fato estimula pesquisadores a buscarem novas tecnologias visando a conservação genética dessas espécies. Nesse sentido, a técnica denominada "flashdrying" ou desidratação ultra-rápida de embriões mostra-se promissora para resolver ou amenizar o problema de conservação de espécies brasileiras com sementes recalcitrantes. Este trabalho tem como objetivo reunir informações e divulgar a técnica de desidratação ultra-rápida ou "flash-drying", tornando-a amplamente acessível aos profissionais da área.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.