Considerações sobre o delineamento de inventários de florestas tropicais
DOI:
https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.74.430Palavras-chave:
Desenho amostral, Formato de parcelas, Sensoriamento remoto, Incerteza, Estudos de casoResumo
As florestas podem contribuir substancialmente para a manutenção do equilíbrio dos gases do efeito estufa, principalmente porque, entre os cinco setores econômicos identificados pela Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, somente o setor florestal tem potencial para eliminar as emissões de gases de efeito estufa da atmosfera. Neste contexto, o desenvolvimento de sistemas nacionais de contabilização de carbono florestal, particularmente em países com florestas tropicais, surgiu como uma prioridade internacional. Como esses sistemas são, muitas vezes, desenvolvidos como componentes ou em paralelo com os inventários florestais nacionais, é apresentada uma breve revisão de questões estatísticas relacionadas com o desenvolvimento do delineamento da amostragem de áreas florestais. Esta visão geral aborda não apenas as questões primárias de formatos de parcelas e desenhos amostrais, mas também, em menor escala, os papéis emergentes do sensoriamento remoto e da avaliação de incertezas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.