Características Agronômicas, Massa de Forragem e Valor Nutritivo de Brachiaria decumbens em Sistema Silvipastoril
Palavras-chave:
Digestibilidade, fibra, proteína, sombreamento, leguminosas arbóreas.Resumo
Avaliaram-se os efeitos de três porcentagens de sombreamento (0, 29% e 45%), proporcionado pelas leguminosas arbóreas Acacia angustissima, A. mangium, A. auriculiformis, Albizia lebbek e Gliricidia sepium, sobre características agronômicas, e o valor nutritivo do pasto de Brachiaria decumbens, durante o inverno, a primavera e o verão. Foi adotado o delineamento experimental de blocos casualizados, com três repetições. O sombreamento influenciou positivamente a massa de forragem, na primavera e no verão. No inverno, a maior massa de forragem foi obtida sob sol pleno. Os teores de proteína bruta aumentaram com o sombreamento, na primavera, mas não se modificaram em função das porcentagens de sombra, no inverno e no verão. Pelo produto da massa de forragem e o teor de proteína bruta, obtiveram-se as quantidades de proteína bruta por área, que foram maiores sob sombreamento mais intenso, na primavera e no verão. Os teores de fibra em detergente neutro e a digestibilidade in vitro da matéria seca não apresentaram tendência consistente com as porcentagens de sombreamento, em função da forte interação deste tratamento com a estação do ano.
doi: 10.4336/2009.pfb.60.19
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.