Estimação de volume de Pterogyne nitens em plantio puro no sudoeste da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.4336/2014.pfb.34.79.703Palavras-chave:
Modelos volumétricos, Fator de forma, Quociente de forma, Amendoim-bravoResumo
A obtenção do volume é fundamental para o entendimento do potencial produtivo de um povoamento florestal. No entanto, como esta variável não é facilmente mensurável, torna-se necessária a obtenção de estimativas. Esse estudo teve como objetivos selecionar modelos volumétricos e avaliar a eficiência de três diferentes métodos para estimar o volume de madeira (fator de forma, quociente de forma e emprego de equações volumétricas ajustadas) para a espécie Pterogyne nitens Tul. , em plantio puro no Município de Vitória da Conquista, BA, Brasil. Foram cortadas e cubadas, rigorosamente, árvores para obtenção do volume individual. Foram ajustados oito modelos volumétricos, sendo os melhores modelos selecionados com base no critério de seleção do valor ponderado dos escores dos parâmetros estatísticos e distribuição de resíduos. O modelo de Stoate apresentou melhor performance para estimar tanto o volume do fuste quanto o volume total da árvore com casca de Pterogyne nitens. Todavia, para o volume do fuste, o modelo de Koperzky-Gehrhardt também proporcionou estimativas semelhantes ao anterior, podendo ser também indicado para a espécie. Dentre os métodos utilizados para estimar o volume, o mais recomendado é o emprego de modelos volumétricos ajustados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.