Aspectos ambientais a serem considerados na restauração da Floresta com Araucária no Estado do Paraná
Palavras-chave:
Floresta Ombrófila Mista, restauração ambiental, biodiversidadeResumo
A Floresta com Araucária é considerada uma das ecorregiões mais degradadas da América Latina, resultando em uma paisagem bastante fragmentada que ocasiona, além da perda de habitat, o isolamento das populações, causando empobrecimento genético, extinção de espécies e perda da biodiversidade. No intuito de reverter esta situação, é necessário o planejamento da paisagem e a implantação de atividades de manejo que visem à conservação da biodiversidade. Uma das estratégias utilizadas para este fim é a restauração ambiental, que se baseia no conhecimento do ambiente natural para definição das técnicas mais adequadas e, ao mesmo tempo, economicamente mais viáveis. Neste trabalho são abordadas algumas situações ambientais características da Floresta com Araucária no Estado do Paraná, que devem ser consideradas na aplicação das estratégias de restauração nas diferentes regiões do estado.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.