Influência do óleo essencial na micorrização e no crescimento de mudas de eucalipto
Palavras-chave:
Ectomicorrizas, Simbiose, Metabólitos secundárioslitos secundáriosResumo
O estabelecimento das essências florestais exóticas pode apresentar dependência da associação ectomicorrízica, a qual eleva a resistência das mudas aos estresses iniciais após o plantio no campo, favorecendo o desenvolvimento inicial das mudas sob condições adversas. O trabalho objetivou avaliar o efeito da aplicação do óleo essencial de eucalipto na colonização ectomicorrízica e no crescimento de mudas de Eucalyptus grandis, em condições de casa de vegetação. Os tratamentos foram constituídos por cinco concentrações do óleo essencial de Eucayptus grandis e dois isolados ectomicorrízicos, além dos tratamentos controle sem inoculação. Utilizou-se delineamento experimental inteiramente casualizado com oito repetições. Noventa dias após o transplante das plântulas de eucalipto para tubetes foram avaliados os parâmetros: altura da muda (cm), diâmetro do colo (mm), massa seca da parte aérea e raízes (mg) e percentual de colonização ectomicorrízica. O óleo essencial de eucalipto mostrou-se eficiente no estímulo à colonização ectomicorrízica das mudas de eucalipto, resultando em aumentos significativos na colonização e na massa fresca e massa seca da parte aérea das mudas micorrizadas, apresentando resposta de dose-efeito, dependendo do isolado ectomicorrízico utilizado.
doi: 10.4336/2011.pfb.31.67.235
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.