Efeito do óleo essencial de Eucalyptus grandis no crescimento de isolados de fungos ectomicorrízicos em diferentes concentrações de cobre, zinco e níquel

Autores

  • Ricardo Bemfica Steffen Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Zaida Inês Antoniolli Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Gerusa Pauli Kist Steffen Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Rodrigo Josemar Seminoti Jacques Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Daniel Pazzini Echkardt Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Marcos Leandro dos Santos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Natielo Almeida Santana Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Metais pesados, Metabólitos secundários, Ectomicorrizas

Resumo

Os metabólitos secundários bioativos de algumas plantas são capazes de estimular o crescimento dos fungos ectomicorrízicos. Quando em associação com plantas, esses fungos proporcionam as mesmas condições de se desenvolverem em ambientes contaminados por metais pesados. Avaliou-se o efeito da adição de óleo essencial de Eucalyptus grandis no crescimento de isolados ectomicorrízicos na presença de cobre, zinco e níquel. Os fungos ectomicorrízicos Pisolithus microcarpus (UFSC Pt 116) e Pisolithus sp. (UFSC Pt 24) foram incubados em meio de cultura líquido na presença de concentrações crescentes de cobre, zinco e níquel e de óleo essencial de Eucalyptus grandis na concentração de 20 μL L-1. Após período de incubação de 25 dias, avaliou-se a massa seca do micélio e a concentração que inibiu o crescimento fúngico em 50%. Nas concentrações de cobre, zinco e níquel superiores a 3,94, 1,57 e 0,85 mmol L-1, respectivamente, não foi verificado aumento no crescimento dos isolados ectomicorrízicos avaliados pela adição do óleo essencial. A presença do óleo essencial de E. grandis na concentração de 20 μL L-1 em meio de cultura líquido aumentou a tolerância dos isolados ectomicorrízicos UFSC Pt 116 e UFSC Pt 24 aos metais pesados cobre, zinco e níquel.

doi: 10.4336/2011.pfb.31.67.227

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-09-2011

Como Citar

STEFFEN, Ricardo Bemfica; ANTONIOLLI, Zaida Inês; STEFFEN, Gerusa Pauli Kist; JACQUES, Rodrigo Josemar Seminoti; ECHKARDT, Daniel Pazzini; DOS SANTOS, Marcos Leandro; SANTANA, Natielo Almeida. Efeito do óleo essencial de Eucalyptus grandis no crescimento de isolados de fungos ectomicorrízicos em diferentes concentrações de cobre, zinco e níquel. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 31, n. 67, p. 227, 2011. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/259. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.