Utilização de vermicomposto como substrato na produção de mudas de Eucalyptus grandis e Corymbia citriodora
DOI:
https://doi.org/10.4336/2011.pfb.31.66.75Palavras-chave:
Essências florestais, Substrato orgânico, Eucalipto.Resumo
Avaliou-se a eficiência do vermicomposto na produção de mudas de duas espécies de eucalipto. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, utilizando-se substratos constituídos por diferentes proporções de vermicomposto e turfa para a produção de mudas de E. grandis e C. citriodora. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com sete tratamentos e oito repetições. Decorridos 100 dias após sua implantação, avaliaram-se os parâmetros: altura da planta, biomassa da parte aérea fresca e seca, volume radicular, biomassa das raízes secas e o índice de qualidade de Dickson (IQD). O tratamento constituído por 80% de vermicomposto apresentou os melhores resultados nos parâmetros altura das mudas, volume radicular e biomassa seca da parte aérea e de raízes. Para a espécie C. citriodora, a adição de vermicomposto à turfa nas proporções de 40% a 80% mostrou-se eficiente no crescimento das mudas, sendo que a primeira proporção proporcionou maior altura e massa seca da parte aérea das mudas, e a segunda, maior volume radicular. As proporções 60% e 80% de vermicomposto adicionadas à turfa favorecem a produção de mudas de E. grandis e C. citriodora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Gerusa Pauli Kist Steffen, Zaida Inês Antoniolli, Ricardo Bemfica Steffen, Gustavo Schiedeck
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.