Modelos volumétricos para Pinus tropicais, em povoamento homogêneo, no Estado de Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.4336/2011.pfb.31.67.173Palavras-chave:
Volume, Equações volumétricas, Análise de troncoResumo
Este trabalho teve como objetivo ajustar modelos volumétricos para Pinus tropicais, em povoamento homogêneo, no Município de Vilhena, RO. Para a coleta de dados, foram derrubadas 20 árvores de Pinus caribaea var. hondurensis e 10 de Pinus tecunumanii, sendo coletados discos em posições fixas de 0,20 m; 0,70 m; 1,30 m e em distâncias de um metro ao longo do fuste, para a posterior contagem e mensuração dos anéis de crescimento nas idades de 4 a 12 anos. Foram ajustados oito modelos volumétricos e o critério de seleção considerou os resultados do erro padrão da estimativa, coeficiente de determinação ajustado, teste F, significância dos coeficientes de regressão, desvio médio, desvio-padrão das diferenças, soma de quadrados do resíduo relativo, resíduo percentual e a análise ráfica dos resíduos. Os modelos de Näslund modificado e Spurr apresentaram, respectivamente, o melhor ajuste para a estimativa do volume nos povoamentos de Pinus caribaea var. hondurensis, submetido ao primeiro desbaste, e Pinus tecunumanii, com idades entre 4 e 12 anos, em Vilhena, RO.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Allan Libanio Pelissari, Luciano Rodrigo Lanssanova, Ronaldo Drescher
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.