Relações dendrométricas de Araucaria angustifolia
Palavras-chave:
Diâmetro de copa, diâmetro de toco, equações preditivasResumo
Esta pesquisa teve como objetivo estudar as relações entre o DAP e as variáveis diâmetro de copa, diâmetro de toco e o diâmetro à altura do peito sem casca de Araucaria angustifólia (Bert.) O. Kuntze. Os dados das variáveis mencionadas provieram de 162 pinheiros distribuídos em toda amplitude diamétrica de um fragmento de Floresta Ombrófila Mista com 15,24 hectares, situado na região urbana de Curitiba, Paraná. Todas as relações testadas resultaram em equações preditivas com bons valores para o Índice de Schlaegel, Syx%, valor de F e valor de Ï para os coeficientes, bem como bom desempenho na análise gráfica dos resíduos.
doi: 10.4336/2010.pfb.30.64.369
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.