Relações dendrométricas de Araucaria angustifolia

Rodrigo Geroni Mendes Nascimento, Sebastião do Amaral Machado, Décio José de Figueiredo, Alan Lessa Derci Augustynczik, Ricardo Cavalheiro

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo estudar as relações entre o DAP e as variáveis diâmetro de copa, diâmetro de toco e o diâmetro à altura do peito sem casca de Araucaria angustifólia (Bert.) O. Kuntze. Os dados das variáveis mencionadas provieram de 162 pinheiros distribuídos em toda amplitude diamétrica de um fragmento de Floresta Ombrófila Mista com 15,24 hectares, situado na região urbana de Curitiba, Paraná. Todas as relações testadas resultaram em equações preditivas com bons valores para o Índice de Schlaegel, Syx%, valor de F e valor de ρ para os coeficientes, bem como bom desempenho na análise gráfica dos resíduos.

 

doi: 10.4336/2010.pfb.30.64.369


Palavras-chave


Diâmetro de copa, diâmetro de toco, equações preditivas

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2010

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

INDEXADORES:

ASP / EbscoAGRISAgrobase / Binagre , BDPACABI DirectCCNDiadorim , DOAJe.journalsForestry CompendiumGenamics JournalSeekGoogle AcadêmicoJournals for freeLatindexLivreMiarOasisbrPeriodicaPortal da CapesRCAAPRoadSabiiaScilitRedib.

 

Pesquisa Florestal Brasileira
Brazilian Journal of Forestry Research

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional