Danos causados por bovinos em diferentes espécies arbóreas recomendadas para sistemas silvipastoris
DOI:
https://doi.org/10.4336/2012.pfb.32.70.67Palavras-chave:
Mastigação de casca, Ramoneio, Arborização de pastagens, Integração pecuária-floresta, AgrossilvipastorilResumo
Três espécies arbóreas foram avaliadas quanto aos danos causados por bovinos em pastejo em um sistema silvipastoril implantado na região subtropical do Brasil. As espécies Schinus terebinthifolius (Raddi), Grevillea robusta (A. Cunn. ex R.Br) e Eucalyptus dunnii (Maiden), foram plantadas em linhas simples, arranjadas em 14 m x 3 m, para comporem um sistema agrossilvipastoril. Durante os primeiros três anos a área foi utilizada para produção de grãos em sistema de cultivo em aléias (silviagrícola). Após 41 meses do plantio das árvores, o gado foi introduzido pela primeira vez na área. Cinco classes de intensidade de danos foram estabelecidas: sem dano, baixa, média, alta e extrema. Os danos causados à casca do tronco das árvores no sistema foram maiores do que os causados à s copas. As árvores de S. terebinthifolius foram as mais danificadas pelos bovinos. A manutenção de S. terebinthifolius em sistema silvipastoril não é recomendada pelo dano que o gado impõe à s árvores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Vanderley Porfírio-da-Silva, Anibal de Moraes, José Luis Moletta, Laíse da Silveira Pontes, Edilson Batista de Oliveira, Adelino Pelissari, Paulo César de Faccio Carvalho
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.