Efeito do meio de cultura na calogênese in vitro a partir de folhas de erva-mate
DOI:
https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.75.441Palavras-chave:
Zeatina, 2, 4-D, Rizogênese, OrganogêneseResumo
A organogênese é uma técnica pouco estudada na micropropagação de erva-mate. Este trabalho objetivou avaliar diferentes meios de cultura na calogênese in vitro e organogênese de Ilex paraguariensis St. Hil. Foram coletadas folhas em plantas em casa-de-vegetação. Segmentos foliares foram colocados em meios de cultura ¼ MS, WPM ou JADS, contendo zeatina e 2,4-D. O meio MS foi mais eficiente na indução de calos. No meio WPM foi observada rizogênese. Nos meios testados não houve formação de brotações adventícias.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.