Influência da composição da biomassa no rendimento em condensáveis da torrefação de resíduos vegetais
DOI:
https://doi.org/10.4336/2014.pfb.34.80.747Palavras-chave:
Composição química, Tratamento térmico, Análise imediataResumo
O objetivo do trabalho foi avaliar a influência da composição da biomassa (teores de cinza, materiais voláteis, carbono fixo, carbono, hidrogênio, oxigênio, lignina, holocelulose e extrativos) no rendimento em condensáveis da torrefação de casca de arroz (Oryza sativa L.), da casca de pinhão-manso (Jatropha curcas L.), do capim elefante (Pennisetum purpureum Schum. var. mineiro), do bagaço de cana (Saccharum officinarum L.) e do bambu (Bambusa vulgaris ex J.C. Wendl. var. vulgaris). As biomassas, com partículas entre 0,5 mm e 1,0 mm, foram submetidas à torrefação em um gradiente de temperatura variando de 250 °C a 300 °C, taxa de aquecimento de 20 °C min-1 e tempo de residência de 15 minutos. Foram realizados 5 ensaios por biomassa e obtidos os rendimentos em líquido, sólido e gás. O teor de holocelulose e o teor de voláteis das biomassas apresentaram correlação positiva e significativa com o rendimento em condensáveis. O teor de cinzas apresentou correlação negativa e significativa com o rendimento em condensáveis. Não houve correlação significativa entre a composição química elementar e o rendimento em condensáveis.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Lucélia Alves Macedo, Patrick Louis Albert Rousset, Ailton Teixeira Vale
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.