Potencial e qualidade da madeira de desbaste de teca para produção de biocombustível
DOI:
https://doi.org/10.4336/2015.pfb.35.83.817Palavras-chave:
Tectona grandis, Propriedades energéticas, Energia de BiomassaResumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar o potencial energético e a qualidade da madeira de Tectona grandis Linn F. proveniente de diferentes desbastes para produção de energia. O material de estudo foi oriundo de um plantio no município de São José dos Quatro Marcos, MT. Foram realizadas as análises de poder calorífico superior, composição química imediata e densidade básica. A análise de variância não mostrou diferença ao longo do fuste para todas as propriedades estudadas. Entretanto, houve variação significativa a 1% de probabilidade para a densidade em função da idade, no qual as maiores médias foram provenientes do segundo desbaste (0,584 g.cm-3). As médias entre posição e idade de desbaste foram de 4.594 kcal.kg-1 para o poder calorífico superior; 80,37% para materiais voláteis; 18,39% para carbono fixo e 0,59% para cinzas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.