Crescimento de Drimys brasiliensis na Floresta Ombrófila Mista, Colombo, PR
Palavras-chave:
Dendrocronologia, incremento diamétrico, anéis de crescimento, cataia.Resumo
Drimys brasiliensis Miers, conhecida como cataia ou casca-d´anta, é uma espécie da família Winteraceae, típica da Floresta Ombrófila Mista (FOM) e considerada como uma espécie muito importante em planos de manejo e conservação. Devido a isso, buscam-se novas informações sobre seu desenvolvimento e crescimento, objetivo principal do presente trabalho. Foram coletadas amostras não destrutivas de dez árvores adultas de Drimys brasiliensis, em uma floresta secundária localizada no Município de Colombo, Estado do Paraná. Observou-se 0,32 cm de incremento diamétrico anual médio, representando 0,01 m² de incremento anual médio em área transversal.
doi: 10.4336/2010.pfb.30.61.79
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.