Idade e Ritmo de Crescimento do Tronco de Árvores de Espécies da Floresta Natural do Pantanal Matogrossense, MS

Patricia Póvoa de Mattos, Rudi Arno Seitz, Suzana Maria de Salis

Resumo


Informações sobre a influência de fatores ambientais na taxa de crescimento das espécies arbóreas são  importantes para o manejo de florestas naturais ou plantadas, sendo os anéis de crescimento uma  ferramenta adequada para essas análises.  Objetivou-se com este trabalho determinar a idade e  os incrementos radiais do tronco de árvores de 19 espécies de florestas naturais do Pantanal da Nhecolândia, pelo estudo dos anéis de crescimento. A  coleta dos discos do caule das árvores foi realizada na  fazenda Nhumirim, da Embrapa Pantanal, localizada na sub-região da Nhecolândia, município de Corumbá,  Mato Grosso do Sul. As árvores de 19 espécies foram  selecionadas pela boa forma da copa em áreas de  vegetação de cerrado (Savana Arborizada), cerradão  (Savana Florestada), e mata (Floresta Estacional  Semidecidual), sendo coletados discos do lenho 0,30m  o solo para a determinação da idade e do  incremento médio nos 5 primeiros anos e 1,30 m para a avaliação do ritmo de crescimento. Os anéis de crescimento foram contados e medidos em 8 raios de cada disco.  Os incrementos radiais médios anuais das espécies arbóreas estudadas apresentaram grande amplitude, variando de 0,21 a 0,94 cm em árvores de 10 a 31  anos.

Palavras-chave


Dendrocronologia; árvores tropicais; incremento diamétrico; anéis de crescimento

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2011

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

INDEXADORES:

ASP / EbscoAGRISAgrobase / Binagre , BDPACABI DirectCCNDiadorim , DOAJe.journalsForestry CompendiumGenamics JournalSeekGoogle AcadêmicoJournals for freeLatindexLivreMiarOasisbrPeriodicaPortal da CapesRCAAPRoadSabiiaScilitRedib.

 

Pesquisa Florestal Brasileira
Brazilian Journal of Forestry Research

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional