Aspectos ecológicos de Byrsonima intermedia em microambientes ripários
DOI:
https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.76.463Palavras-chave:
Diásporo, Embebição, Germinação, Inundação, PlântulaResumo
Objetivou conhecer a ecologia de Byrsonima intermedia A. Juss. e os mecanismos de estabelecimento inicial dessa espécie em microambientes ripários. O trabalho foi realizado na Estação Ambiental Peti - PETI (19o53´34,1" 43o21´52,6"), São Gonçalo do Rio Abaixo, MG. Os parâmetros ecológicos estudados foram: umidade durante a dispersão (fruto, diásporo e sementes) e após dispersão (embebição; crescimento e desenvolvimento inicial). Diásporos e sementes apresentam comportamentos distintos, sendo o processo de absorção de água mais acelerado em sementes com ausência de endocarpo. A duração total de crescimento do embrião até o estágio de plântula foi de 21 dias. Plântulas desenvolvem-se preferencialmente em ambientes inundados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.