Influência da acidez e do teor de fósforo do solo no crescimento inicial do mogno
DOI:
https://doi.org/10.4336/2015.pfb.35.81.667Palavras-chave:
Swietenia macrophylla, Adubação fosfatada, CalagemResumo
A adubação fosfatada para espécies perenes nativas necessita de estudos, tanto em condições de campo, como na fase de mudas. No presente estudo, objetivou-se avaliar a interação entre calagem e níveis de fósforo no crescimento inicial e o acúmulo de nutrientes do mogno (Swietenia macrophylla King.), cultivado num Latossolo Amarelo Distrófico típico em casa de vegetação. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial, com três repetições. Os tratamentos foram constituídos de seis doses de P (11; 22; 44; 66; 88 e 110 mg dm-3), além do tratamento controle (sem a aplicação de P), combinadas com a aplicação de 500 mg dm-3 de calcário ou sem a adição do corretivo. A adição de doses crescentes de P com aplicação de calcário favoreceram o crescimento inicial e o acúmulo de nutrientes em mudas de mogno, todavia, sem apresentar interações entre si. A máxima eficiência econômica para a produção de matéria seca foi alcançada com a aplicação de 41,6 mg dm-3de P, associada com adição 500 mg dm-3 de calcário dolomítico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Arnon Afonso de Souza Cardoso, José Zilton Lopes Santos, Carlos Alberto Franco Tucci, Elias Paiva Farias, Rodolfo Pessoa de Melo Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.