Influência da acidez e do teor de fósforo do solo no crescimento inicial do mogno

Arnon Afonso de Souza Cardoso, José Zilton Lopes Santos, Carlos Alberto Franco Tucci, Elias Paiva Farias, Rodolfo Pessoa de Melo Moura

Resumo


A adubação fosfatada para espécies perenes nativas necessita de estudos, tanto em condições de campo, como na fase de mudas. No presente estudo, objetivou-se avaliar a interação entre calagem e níveis de fósforo no crescimento inicial e o acúmulo de nutrientes do mogno (Swietenia macrophylla King.), cultivado num Latossolo Amarelo Distrófico típico em casa de vegetação. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial, com três repetições. Os tratamentos foram constituídos de seis doses de P (11; 22; 44; 66; 88 e 110 mg dm-3), além do tratamento controle (sem a aplicação de P), combinadas com a aplicação de 500 mg dm-3 de calcário ou sem a adição do corretivo. A adição de doses crescentes de P com aplicação de calcário favoreceram o crescimento inicial e o acúmulo de nutrientes em mudas de mogno, todavia, sem apresentar interações entre si. A máxima eficiência econômica para a produção de matéria seca foi alcançada com a aplicação de 41,6 mg dm-3de P, associada com adição 500 mg dm-3 de calcário dolomítico.

 


Palavras-chave


Swietenia macrophylla; Adubação fosfatada; Calagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4336/2015.pfb.35.81.667



Direitos autorais 2015

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

INDEXADORES:

ASP / EbscoAGRISAgrobase / Binagre , BDPACABI DirectCCNDiadorim , DOAJe.journalsForestry CompendiumGenamics JournalSeekGoogle AcadêmicoJournals for freeLatindexLivreMiarOasisbrPeriodicaPortal da CapesRCAAPRoadSabiiaScilitRedib.

 

Pesquisa Florestal Brasileira
Brazilian Journal of Forestry Research

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional