Crescimento e fitossociologia de uma floresta com Colophospermum mopane, em Mabalane, Província de Gaza, Moçambique

Autores

  • Jacob Miguel Bila Instituto de Investigação Agrária de Moçambique
  • Nazaré Mabjaia Instituto de Investigação Agrária de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.4336/2012.pfb.32.72.421

Palavras-chave:

Estrutura horizontal, Incremento periódico anual, Incremento em diâmetro, Ecossistemas

Resumo

O presente trabalho teve como objetivos caracterizar a composição e estrutura da floresta, dos ecossistemas de mopane, estimar os índices de crescimento e avaliar a sua distribuição diamétrica. Foram usados dados de parcelas permanentes estabelecidas em 2002 na região de Mabalane, Província de Gaza. Foi analisada a composição das espécies, sendo determinada a estrutura horizontal da floresta (abundância, dominância, frequência e índice de valor de importância) e e o incremento periódico anual em diâmetro. Os resultados mostraram a ocorrência de 15 espécies arbóreas pertencentes a onze famílias botânicas. A floresta é dominada pela espécie Colophospermum mopane (Benth.) J. Léonard (mopane), com uma abundância de 258,80 árvores por hectare, que corresponde a 85,8% do total dos indivíduos. O incremento periódico anual em diâmetro observado no período de 2003 a 2010 foi de 1,19 mm ano-1, e verificou-se a distribuição diamétrica de J - Invertido. A floresta de mopane apresenta um crescimento lento e pouca diversidade de espécies, sendo importante a aplicação de intervenções silviculturais e estabelecer o plano de manejo de acordo com o ritmo de crescimento da espécie e estrutura horizontal e vertical dos remanescentes a serem manejados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacob Miguel Bila, Instituto de Investigação Agrária de Moçambique

Engenheiro florestal, graduado pela Universidade Eduardo Mondlane, de nacionalidade  Moçambicana, mesntrando em Manejo Florestal pela UFPR-Curitiba/Brasil. Investigador do IIAM- Moçambique

Downloads

Publicado

17-12-2012

Como Citar

BILA, Jacob Miguel; MABJAIA, Nazaré. Crescimento e fitossociologia de uma floresta com Colophospermum mopane, em Mabalane, Província de Gaza, Moçambique. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 32, n. 72, p. 421, 2012. DOI: 10.4336/2012.pfb.32.72.421. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/306. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.